A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) promove até 29 de junho, na Escola de Governo do Pará (EGPA), treinamento sobre o Sistema Ouvidor SUS, destinado aos representantes de oito municípios paraenses e também do 6°e 13° Centros Regionais de Saúde. A capacitação é ministrada pela consultora técnica do Departamento de Ouvidoria Geral do Ministério da Saúde, Danielle Luciane Pires, e pelas ouvidoras da Sespa, Andréa Costa e Lia Borges.

Segundo Danielle Luciane Pires, o objetivo é qualificar os profissionais para atuarem no sistema de forma prática e eficiente, além de fortalecer os serviços. O sistema é um instrumento estratégico de fundamental importância para os gestores e usuários de saúde. “Precisamos sensibilizar todos sobre a importância das ouvidorias, que não servem apenas para reclamações. Este é um espaço de cidadania que também recebe elogios, informação e sugestões primordiais para o bom funcionamento dos serviços do SUS”, destaca.

José Pantoja/ Sespa

O Ouvidor SUS é um sistema criado exclusivamente para atender as ouvidorias do Sistema Único de Saúde. O serviço foi regulamentado pela Portaria n° 8, de 25 de maio de 2007, com finalidade de ser uma ferramenta de descentralização de informação em saúde, para agilizar o processo de recebimento, encaminhamento, acompanhamento e respostas das manifestações recebidas, com gerenciamentos que auxiliem na melhoria contínua do SUS.

Segundo Andréa Costa, a ideia é fazer com que todos os hospitais, unidades de referências e as Regionais de Saúde melhorem o acesso das demandas de gestores e usuários. “A Sespa tem apoiado os municípios para que isso se torne realidade. Já foram implantadas as ouvidorias nos Hospitais Regionais Abelardo Santos e Cametá. Ainda este ano, haverá a implantação da ouvidoria no Hospital Regional de Tucuruí”, informa.

(Agência Pará)

 

Veja Também

ProdepaPRODEPA | DrupalDRUPAL CMS | AAAA APROVADO | Guia interfaceGUIA DE INTERFACE