Durante a manhã da quarta-feira (20), em Santarém, a Escola de Governança do Estado iniciou o curso de “Gerência e Fiscalização de Contratos na Administração Pública”, um curso de qualificação para servidores da rede pública estadual e municipal que trabalham no setor administrativo.
Segundo a diretora geral da Escola de Governança, Evanilza Marinho, foram abertas 40 vagas, mais a demanda está bem maior. O curso, que começou na terça e segue até a próxima sexta-feira (22), sempre das 8h às 12h e das 13h às 18h. “É um momento marcante, muito especial. Essa política de governo, de estar mais perto dos municípios, aproxima os lugares longínquos, já que o Pará é gigantesco. O interior do Estado tem muita dificuldade de acessar os serviços e quando o governador determina este tipo de ação, é maravilhoso. Por isso, a Escola de Governança quer chegar mais perto do servidor, queremos um estado ágil, que atende as demandas da comunidade”, disse.
“Esse curso é importante para adquirir conhecimento. Para eu, que sou fiscal de contratos da prefeitura de Santarém foi ótimo, pois estou podendo aprender como proceder, como agir, principalmente perante a fiscalização dos contrato, o que é muito importante. É a primeira vez que participo de um evento como este, por isso, a gente se sente importante, abraçado pelo Estado. Antes a gente se sentia um pouco desligado da capital, agora com o governo itinerante, nos sentimos incluídos e esperamos que as coisas venham para cá”, disse Marcelo Filho, servidor municipal.
A EGPA tem 16 anos. É um órgão que tem por finalidade propor diretrizes e políticas para a formação, capacitação, treinamento e desenvolvimento dos servidores, empregados e gestores públicos em todo Pará. O evento também faz parte da agenda de compromissos do governo itinerante, instalado desde a terça-feira (20), no município de Santarém e que segue até o próximo sábado (23).
"Em outras gestões aqui foi muito esquecido pelo Governo do Estado. Então, agora, com o governo itinerante, com os cursos, a gente vê com muita alegria o que está acontecendo. Estou aproveitando muito, é uma parceria que realmente funciona e fará a nossa região crescer”, finalizou Josilene Pinto, secretária de gestão e finanças da Prefeitura de Santarém.
Agência Pará de Notícias