Servidores do Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC), vinculado à Casa Civil, concluíram na sexta-feira (29/06) o curso “Governança Pública: o novo modelo nas relações entre Estado e as Organizações do Terceiro Setor”.
Ministrado pela instrutora da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), Drª Luciana Rodrigues Ferreira e realizado na sede da autarquia, este foi o primeiro curso direcionado ao NAC, dentro da proposta de cursos fechados em parceria com órgãos estaduais, atualmente desenvolvida pela EGPA.
“Como o NAC foi criado em janeiro deste ano, este foi um momento importante para o debate e a discussão do seu Planejamento Estratégico, no sentido de que os participantes pudessem interagir e traçar estratégias para o fortalecimento do terceiro setor (organizações da sociedade civil sem fins lucrativos e não-governamentais, voltadas para atividades de relevante valor social)”, explicou. Nesse sentido, o curso objetivou compreender a organização, e complexidade nas inter-relações entre Estado, Mercado e Terceiro Setor, com vistas a debater sobre o papel e o trabalho a ser desempenhado pelo NAC.
O curso integra uma das diversas ações atualmente realizadas pela EGPA – os cursos “fechados” em parceria, que são direcionados a especificidade de uma instituição. “A organização é estratégica e parte de reuniões prévias entre técnicos da autarquia e a instituição/órgão interessado, onde são levantadas as expectativas do curso, trabalhando os interesses e documentos da instituição interessada. No caso do NAC foi trabalhado o Planejamento Estratégico, e sua missão, regulada pela Lei de criação do Núcleo, para complementar todo o conhecimento teórico sobre o tema e trazer elementos práticos para o curso, fato que fez todo o diferencial nas inter-relações entre o grupo”, detalhou.
“O próximo passo será o Seminário sobre o marco regulatório (Lei. 13019/2015) que estabelece o regime jurídico das parcerias e políticas de fomento e de colaboração com organizações da sociedade civil”, concluiu.
NCS/EGPA