A Escola de Governo do Estado do Pará levou a palestra “Burocracia e Modernização na Gestão Pública” aos servidores da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) na manhã da última sexta-feira, 9 de maio, na segunda edição do projeto Café com a EGPA, o qual propõe uma nova metodologia para promover a qualificação de servidores públicos.

No auditório da Alepa, a mesa de debates foi composta pelo servidor da casa e palestrante Professor Doutor Milton Cordeiro Farias Filho, juntamente com o diretor do Instituto Escola de Governo e Gestão Pública de Ananindeua (IEGA), Fernando Queiroz, o diretor geral da EGPA, Ruy Martini Filho, e a diretora da Escola do Legislativo do Pará, Hélia Thaís Leite. Também estiveram presentes representantes de outras escolas de governo e de gestão no Pará, as quais integram a Rede Amazônica de Escolas de Governo.  “Salários elevados não são indicadores de resultados eficientes. A qualificação técnica, motivada por vários fatores, é uma perspectiva que o servidor tem de desenvolver um serviço público modernizado”, destacou o ministrante Milton Farias Filho durante a palestra, que pautou a desmistificação do termo burocracia como algo ruim.

Para a servidora Heloísa Gama, do setor administrativo da Alepa, este tipo de atividade colabora para a atualização do conhecimento no ambiente de trabalho. “Nós, servidores, desejamos executar as nossas funções com qualidade e realmente precisamos destas palestras, que trazem ideias e novidades, acrescentando saberes. O tema abordado foi de suma importância, haja vista a necessidade do serviço público de se modernizar e melhorar as questões administrativas, sanando ‘gargalos’ que temos”, avaliou.

Formato - O evento foi idealizado para atender, de forma itinerante, às necessidades de capacitação específicas dos órgãos de governo, através de palestras temáticas realizadas ao início do expediente de trabalho, nas secretarias, autarquias e demais instituições do Executivo estadual, podendo também atender a entidades do Legislativo e do Judiciário do Pará. “Queremos levar para dentro dos órgãos a nossa proposta de formação e capacitação, criando um meio de discussão, onde possamos pensar o impacto da qualificação nas políticas públicas e na estrutura de administração”, explicou o diretor Ruy Martini.

De acordo com a diretora da Escola do Legislativo do Pará, a intenção de realizar um Café com a EGPA para os servidores da Alepa foi de motivar. “Mostrar aos funcionários que a qualificação é importante para o funcionamento da casa, pra melhorar o atendimento à sociedade, mostrando que a instituição está interessada em capacitá-los e aproximá-los dos cursos”, ressaltou Hélia Thaís.

A primeira edição do Café com EGPA ocorreu no dia 02 de abril, na sede da autarquia, direcionada para os Agentes de Desenvolvimento e Capacitação (ADC). O projeto pode ser levado a qualquer órgão estadual que solicite a sua realização, via ofício, e garanta o mínimo de cem participantes. Consiste na realização de uma palestra no início do expediente de trabalho dos servidores, com temática escolhida pela instituição requerente, sendo que a EGPA fica responsável pela parte pedagogia e pela certificação dos participantes, enquanto o órgão requisitante se encarrega da logística. O órgão interessado deve encaminhar, através de sua diretoria, um ofício à Direção Geral da EGPA, com antecedência de 20 dias, solicitando a atividade.

Mauro Souza, diretor da Escola Superior de Magistratura do Pará, participante do grupo que vai compor a Rede Amazônica de Escolas de Governo, prestigiou o evento e considerou uma iniciativa salutar no estímulo à qualificação técnica. “O desafio da administração pública é muito grande, pois toda a sociedade clama por uma gestão mais eficiente e eficaz. E só é possível obter essa eficácia trabalhando em rede, unindo as instituições e alinhando as ações, em encontros como este, totalmente pertinente e necessário para enfrentar as dificuldades do serviço público e coletar as boas práticas”, disse.

Serviço

Mais informações sobre o projeto “Café com a EGPA” podem ser obtidas no site www.egpa.pa.gov.br, ou na Coordenadoria de Desenvolvimento e Habilidades Profissionais (CDHP-EGPA) pelo telefone (91) 3214-6811.

(Daniele Brabo - Ascom/EGPA)

Veja Também

ProdepaPRODEPA | DrupalDRUPAL CMS | AAAA APROVADO | Guia interfaceGUIA DE INTERFACE