O inglês é tema de capacitação oferecida pela Escola de Governo do Pará (EGPA) a servidores da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e Secretaria de Estado de Turismo (Setur). O primeiro módulo foi iniciado no último dia 5 e prossegue até 9 de janeiro de 2013, enquanto o segundo ocorre de 14 de janeiro a 14 de abril do ano que vem, com aulas de segunda a quarta-feira, das 15 horas às 16h30.
O foco é a conversação, exercício que dá ao servidor a possibilidade de aprimorar o atendimento aos turistas estrangeiros que chegam ao Pará. “O curso de inglês objetiva qualificar os servidores públicos para que eles possam aprimorar o atendimento tanto dos turistas quanto da relação com instituições externas com as quais o governo do Estado tem parceria”, explica o gerente de Qualificação Profissional da Setur, Jean Barbosa.
A oferta do curso, idealizado em 2011, é uma ação fruto da parceria entre Paratur, Setur e EGPA, a partir de termo de cooperação técnica. O treinamento se estende também a outras instituições de qualificação profissional, como o Instituto Vitória Régia, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
A assistente de Gestão em Turismo da Paratur, Eugência Castro, está entre os cerca de 30 servidores contemplados com o curso de inglês na EGPA. Para ela, que atua diretamente com os turistas que passam pelos postos de informações turísticas da Paratur setorizados na sede da companhia no Reduto e no Aeroporto Internacional de Belém, o aprimoramento é imprescindível.
“É muito importante esse aprendizado para atendermos com eficiência o visitante internacional. Quando falamos o idioma do turista, ele se sente mais acolhido e assimila melhor as opções de lazer e turismo em nosso Estado”, diz Eugênia Castro, que também é professora de ensino fundamental e trabalha na Paratur há cerca de seis anos.
O curso de inglês ofertado pela EGPA chega em um momento de alta demanda turística no Estado. O Pará deve receber este ano cerca de um milhão de visitantes, oriundos de diversos países do mundo. Somente os cruzeiros devem contribuir, na temporada 2012 a 2013, com mais de 20 mil turistas. O inglês é o idioma dominante entre eles, embora muitos sejam de procedência alemã, francesa e japonesa, entre outras.
O grande desafio do governo do Estado, do trade local e das entidades envolvidas com o recebimento desse fluxo, que deve gerar uma receita superior a R$ 400 milhões, é principalmente com a qualidade dos produtos e serviços oferecidos a esses visitantes. De olho nessa demanda, o Programa Estadual de Qualificação Profissional (Peqtur) vem oferecendo diversos cursos de qualificação aos trabalhadores de diversos setores do turismo.
Gastronomia, hotelaria, receptivo, policiamento turístico, taxistas e mototaxistas, guias de turismo e outros já foram contemplados. O Peqtur segue direcionamentos do Plano Ver-o-Pará e estima qualificar mais de 10,5 mil pessoas que atuam direta e indiretamente com o turismo até 2015. Em 2011, mais de 1,5 mil trabalhadores foram atendidos.
(Agência Pará)