Acrescendo à proposta de capacitar os servidores públicos para o desenvolvimento de uma gestão qualificada do patrimônio estadual, logo na primeira programação do ano, a EGPA ofertou o curso de Administração de Frota de Veículos Oficiais, realizado entre os dias 26 a 30 de março, em Belém.
O curso não é inédito, mas foi totalmente reformulado e atualizado para que, pela primeira vez, fosse implementada uma capacitação com enfoque nos gestores dos veículos, tendo em vista que o estado passa por mudanças no seu sistema gestão e abastecimento das frotas.
Com carga horária de 20h, as aulas ocorreram no turno da manhã, tendo como participantes administradores e motoristas, os quais receberam suporte teórico para compreender o funcionamento da gestão de frota do governo. Para estimular esta prática em todas as instituições governamentais, foram apresentados os conceitos essenciais e as ferramentas relativas, com o intuito de desenvolver a compreensão da importância de estabelecer este tipo de administração, ressaltando também a inovação tecnológica do sistema como facilitadora em todo o processo.
O curso foi ministrado pela administradora e especialista em gestão de pessoas, Lienny Rossy Ramos, que também é servidora da Escola de Governo, atuando no setor de Coordenadoria de Suporte Operacional. Para ela, a qualificação ultrapassou o eixo administrativo e serviu para que outras temáticas ganhassem destaque. “Além de habilitar os servidores para a utilização do sistema, durante as aulas foram levantados novos aspectos para a discussão, como o fato de identificarmos situações de dificuldades, com as quais os gestores de frotas se deparam em suas rotinas”.
O curso certificou 26 servidores, dentre eles o motorista Midielson da Silva Pereira, que atua como chefe de transporte no hospital Abelardo Santos, da Secretaria Estadual de Saúde. Ele viu no curso uma oportunidade de aperfeiçoar seus serviços e entender as práticas de gestão que devem ser aplicadas. “Têm 12 motoristas na minha equipe e eu preciso cuidar de manutenção, escalas de serviço, abastecimento e tudo que engloba a área, além de lidar com a parte humana. Esse curso serviu pra tirar as dúvidas e aprender a respeito das minhas funções”, disse.
A turma, dominada por alunos do sexo masculino, contou com a presença de uma única mulher. Gabriela Rocha é subgerente da frota de veículos do Instituto de Gestão Previdenciária do Pará (Igeprev) e decidiu fazer o curso porque há poucos meses assumiu este cargo e tinha um conhecimento vago sobre o funcionamento do sistema. “Tirei bastante proveito, principalmente sobre como lidar com as pessoas que executam os trabalhos do transporte, como determinar tarefas, fazer acordos e estabelecer prazos”, sintetizou a gestora.