O auditório da Escola de Governo do Estado do Pará recebeu, nos dias 26 e 27 de março, o Seminário Interno sobre Política Estadual de Educação Ambiental 2013 – Fortalecimento da Política Ambiental, realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), como capacitação para seus servidores.
O Secretário de Meio Ambiente José Alberto Colares abriu o evento na manhã da terça-feira (26). Ele destacou a essencialidade da discussão sobre o desenvolvimento sustentável e a urgência de assimilar esta cultura. "A educação ambiental é estratégica para propagar um desenvolvimento sustentável. Há 40 anos, falamos de educação ambiental. Sustentabilidade é equidade social, distribuição igual de riquezas para estas e as futuras gerações. É dar oportunidade de qualidade e transformação de vida para todo mundo. E a educação ambiental tem que ser o canal de distribuição dessa cultura, de uma nova filosofia de vida, comportamento", disse o titular da Sema.
O deputado estadual Arnaldo Jordy foi um dos palestrantes e falou sobre o Projeto de Lei nº 110/2006, que propõe diretrizes básicas para uma política de Educação Ambiental no Estado do Pará. “O Estado do Pará está em uma região onde temos os maiores ativos de biodiversidade do planeta. Fizemos um grupo de trabalho, envolvendo várias pessoas, vários estudiosos do assunto, que deram contribuições no sentido de estabelecer estas diretrizes, ferramenta que ainda não temos, no sentido de harmonizar o desenvolvimento humano com respeito aos ativos ambientais”, destacou o parlamentar.
O seminário contou ainda com mesa redonda e outros debates acerca da temática da importância da educação ambiental. O evento também realizou a oficina “A Política Estadual de Educação Ambiental: Participação e Construção Democrática”, que encerraou na quarta-feira (27).
Texto: Ascom EGPA, com colaboração da Ascom/Sema
Fotos: Raoni Joseph