O bem-estar e a saúde dos servidores públicos do Estado são levados a sério nesta gestão. A Secretaria de Estado de Administração (Sead) desenvolve uma série de programas relacionados à qualidade de vida do trabalhador. A coordenadora da Diretoria de Saúde Ocupacional da Sead, Sandra Gisele Lisboa, explica que as ações executadas pela Sead são divididas em três eixos: perícia médica, reabilitação e saúde e segurança.
As ações de reabilitação profissional, por exemplo, são direcionadas aos servidores que sofreram alguma lesão em decorrência de atividades no trabalho e precisam de um acompanhamento. “Neste caso, temos uma parceria com a Universidade do Estado do Pará (Uepa), e os profissionais que precisam desse acompanhamento fazem tratamento gratuito com fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais ou fonoaudiólogos”, explica.
Outro programa oferecido pela Sead é a “Blitz Ergonômica”, que fiscaliza a postura dos servidores em vários órgãos do governo. “Uma terapeuta ocupacional visita os setores para verificar se o profissional está com a postura correta. Ela também orienta sobre as melhores formas de usar o computador, por exemplo. O objetivo é fazer com que, mesmo na correria do dia a dia, o trabalhador tenha um tempo para cuidar da saúde”, diz.
No site da Sead, também está disponível o Guia de Informação de Acidente de Trabalho (Giat), um documento que o servidor público deve preencher imediatamente em caso de acidente de trabalho. “A partir deste registro, um médico perito investiga o caso e faz avaliação do trabalhador”, ressalta.
Academia – Para invectivar a prática de exercício físico, a Sead e a Secretaria Especial de Estado de Gestão estabeleceram uma rede credenciada com 39 academias em Belém e no interior, garantindo descontos que variam de 10% a 50% aos servidores para facilitar o acesso às academias e à prática de atividade física acompanhada por profissionais e em ambientes adequados. A ação faz parte do Programa de Valorização do Servidor e da Saúde e Segurança Ocupacional do Servidor.
A nutricionista Adriana Simões, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), aproveitou o benefício do desconto na academia. “Sempre gostei de malhar, e quando soube que a academia em que eu malhava estava na lista das academias credenciadas, fiquei muito feliz. Foi um incentivo ainda maior para eu continuar praticando atividade física”, diz.
Na Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), os servidores também recebem diversos incentivos para manter a saúde em dia. Com o programa “Peso sob controle”, os funcionários passam por avaliações contínuas e fazem exames a cada três meses de glicemia e pressão alta, entre outros. Os servidores que estão acima do peso são convidados a participar de um programa de readequação alimentar. “Também oferecemos palestras com nutricionistas para que eles saibam a importância de uma alimentação saudável”, diz a gerente da Unidade de Relações Trabalhistas da Cosanpa, Rosa Borges.
Francisca hoje tem mais qualidade de vida, graças à mudança de hábitos alimentares adquirida no trabalho
A servidora Francisca Maçu, que trabalha há 28 anos na Cosanpa, mudou os hábitos alimentares depois que começou a participar do programa. “Hoje me preocupo muito mais com a minha alimentação. Trago sempre uma fruta ou uma barra de cereal para lanchar. Tento me alimentar a cada três horas, e cortei as frituras. Após as palestras e o acompanhamento que recebemos da nutricionista, percebi que precisamos ter uma alimentação saudável para ter sempre uma boa saúde, e com boa saúde, nos sentimos melhor para tudo, inclusive para desenvolver melhor nosso trabalho”, conclui.
Texto: Bruna Campos/Secretaria de Estado de Comunicação