Levar qualificação aos servidores de todo o Pará é o objetivo da Escola de Governo (EGPA) ao desenvolver o Programa de Municipalização, que descentraliza da capital a oferta de cursos voltados para o aperfeiçoamento dos que constituem os serviços prestados a sociedade. O projeto existe deste o surgimento da EGPA, com a premissa de oferecer as mesmas oportunidades para quem está em Belém ou em qualquer outro município paraense.

Durante a primeira quinzena de abril, o programa chegou aos municípios de Breves e Salinópolis. Posteriormente, na semana de 23/04 a 27/04, os servidores de Viseu também vão receber os cursos da EGPA. As ações em 2012 tiveram início no mês de março, com cursos em Soure, Parauapebas, Paragominas e Cametá, além do retorno para a continuidade do programa em Santarém. Atendendo tanto servidores estaduais quanto municipais e federais, ao todo foram 985 qualificações. A novidade foi abertura de turmas no turno da noite, como alternativa para servidores que não possuem disponibilidade durante o dia.

A Municipalização é realizada através de uma parceria com as prefeituras, de forma que a Escola de Governo fica responsável por todo o suporte acadêmico, como a formatação dos cursos, instrutores e certificação dos alunos. Por sua vez, a prefeitura participante assume o apoio logístico e estrutural, organizando o processo de inscrições e fornecendo espaço para as aulas.

Soure – O Programa de Municipalização esteve no Marajó na semana de 05 a 09 de março e certificou, ao todo, cem servidores de Soure e Salvaterra, que participaram das qualificações profissionais em Básico de Secretariado na Administração Pública, Convênios na Administração Pública, Gestão Estratégica de Pessoas, Qualidade no Atendimento ao Público, Relações Interpessoais no Trabalho. Os cursos com carga horária de 20h foram distribuídos em 10 turmas nos turnos manhã e noite.

 

Soure teve 100 servidores certificados (Foto: Pref. de Soure)

 

A cerimônia de certificação aconteceu no auditório da Escola Professor Gasparino, com a presença de concluintes e seus familiares, instrutores dos cursos, além do prefeito de Soure, João Luiz Melo, do Secretário de Administração do município, Ideval Velasco, do Vice-Presidente da Câmara, Admir Cruz, e do Diretor Geral da EGPA, Ruy Martini.

A presença dos cursos da EGPA - em Soure, no mês de março e, atualmente, em Breves – soma-se às ações que o Governo do Estado vem desenvolvendo desde fevereiro no Marajó, por meio da Caravana Pro Paz Cidadania, projeto que tem visitado os municípios do arquipélago, levando diversos serviços e atividades à população local, contando com a colaboração de órgãos estaduais de todas as áreas.

Parauapebas – O sudeste paraense recebeu a EGPA entre os dias 12 e 16 de março, através da oferta de capacitações aos servidores do município de Parauapebas, com os cursos de Coaching no Serviço Público, Segurança no Trabalho e Primeiros Socorros, Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, Convênios na Administração Pública e Redação Oficial e Gramática Aplicada.

 

Em Parauapebas, cursos ocorreram de 12/03 a 16/03

 

 

Foram 383 servidores certificados. As aulas ocorreram no Centro Universitário de Parauapebas (CUP), nos turnos da manhã e tarde. Já a cerimônia de certificação foi realizada na Câmara Municipal, com a participação de autoridades locais, como o secretário municipal de administração.

Paragominas e Cametá – Ainda em março, o Programa de Municipalização desenvolveu cursos de 20h em dois municípios do nordeste paraense. Na semana de 12/03 a 16/03, os servidores de Paragominas receberam atualização de conhecimentos nas áreas de Qualidade no Atendimento ao Público e Relações Internacionais. Outros cinco cursos foram ofertados em Cametá, no período de 19/03 a 30/03, resultando em 327 servidores qualificados. As aulas aconteceram nos horários de 8h as 12h e de 17h as 21h, para capacitações nas seguintes temáticas: Convênios na Administração Pública, Gestão Estratégica de Pessoas, Lei de Responsabilidade Fiscal, Relações Interpessoais no Trabalho e Técnicas de Redação.

 

Cursos capacitaram mais de 300 servidores em Cametá

 

 

Santarém – Desde o ano passado a EGPA vem desenvolvendo uma proposta de ações continuadas nos municípios visitados, com o objetivo de estabelecer periodicidade e presença constante da capacitação. Como exemplo do bom funcionamento desta iniciativa, pela terceira vez o Programa de Municipalização esteve em Santarém, desta vez com duas turmas para o curso de Técnicas de Arquivo e Protocolo, que qualificou 102 servidores entre os dias 19 e 23 de março. Os demais municípios que estão recebendo as ações do programa em 2012 também vão contar com a qualificação continuada. O retorno dos cursos deve ser agendado dentro dos próximos meses.

Serviço: prefeituras de municípios paraenses interessadas em integrar as ações de Municipalização podem entrar em contato com a EGPA pelo telefone (91) 3214-6802 ramal 6892 e organizar a realização capacitações para o serviço público local.

 

 

Veja Também

ProdepaPRODEPA | DrupalDRUPAL CMS | AAAA APROVADO | Guia interfaceGUIA DE INTERFACE