Cumarú do Norte, Chaves, Curralinho e Vitória do Xingú. Estes são alguns dos municípios do Indice de Progresso Social atendidos até a primeira semana de maio pelo Programa de Municipalização da EGPA, que leva as mesmas ações e projetos de qualificação profissional oferecidos na região metropolitana de Belém aos municípios do estado.

CUMARÚ DO NORTE - 281 concluintes.

Até a primeira semana deste mês, cerca de 950 servidores municipais foram certificados pelo programa. "Estamos atendendo com êxito aos municípios do Indice de Progresso Social, em sintonia com a missão institucional de qualificação e valorização profissional do governo do Estado", explica Manoel D'Oliveira Reis Neto, diretor de desenvolvimento de programas estratégicos em governança pública da autarquia.

Manoel Reis Neto, diretor de qualificação da EGPA

O Programa de Municipalização, existente desde a criação da EGPA, tem como objetivo descentralizar a oferta de cursos e oferecer as mesmas oportunidades para quem está em Belém ou em qualquer outro município paraense. Em 2012, o programa foi reestruturado, o que resultou no atingimento de metas exitosas, culminando com expressivo crescimento no quantitativo de ações da Escola de Governança nos municípios do estado.

CHAVES - 149 Concluintes

O programa está estruturado na divisão em equipes, as quais realizam os cursos atuando ao mesmo tempo, em localidades distintas, otimizando a atuação do programa, viabilizando a presença do Estado, através da Escola de Governança Pública em mais cidades, permitindo, inclusive, o retorno frequente à algumas delas.

CURRALINHO - 260 Concluintes

Em 2015 foram visitados pelo Programa de Municipalização, 22 municípios, onde foram certificados 6.620 servidores públicos municipais.

VITÓRIA DO XINGÚ - 255 Concluintes

O Programa de Municipalização é realizado através de parcerias entre EGPA e Prefeituras, e consiste na contrapartida de ambos. Neste contexto a autarquia é responsável pela parte acadêmica, como a formatação dos cursos, certificação, seleção e contratação de instrutores, entre outros fatores, cabendo a prefeitura a responsabilidade pelo apoio no município, disponibilizando espaço para realização dos cursos – normalmente realizados em escolas municipais – bem como a inscrição dos servidores participantes. Os temas dos cursos são definidos concomitantemente pela EGPA e prefeitura, e os servidores estaduais lotados no município são informados para que possam participar dos cursos ou propor algum curso específico.

NCS/EGPA

Veja Também

ProdepaPRODEPA | DrupalDRUPAL CMS | AAAA APROVADO | Guia interfaceGUIA DE INTERFACE