As inscrições no processo seletivo para cursos de pós-graduação lato sensu destinados a servidores públicos estaduais foram prorrogadas pela Escola de Governo do Estado do Pará (EGPA). Os interessados agora têm até o dia 07 de fevereiro para pleitear uma das 270 vagas de especialização, nas áreas de Gestão Pública, Direito do Estado, Gestão de Projetos na Administração Pública, Gestão de Pessoas, Gestão Estratégica e Gestão Orçamentária e Financeira. As formações são ofertadas, sem custo algum, para servidores e empregados públicos efetivos da esfera estadual.

A prorrogação visa dar mais uma oportunidade para quem quer fazer uma das especializações, mas não conseguiu se inscrever até esta sexta-feira, 24, data inicialmente estipulada para o encerramento da candidatura às vagas. O edital Nº 002/2014-EGPA, disponível aqui no site, foi publicado no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira, 27 (Caderno 3, página 3), informando o adiamento do fim das inscrições, além de uma outra alteração referente ao item III do Anexo II do edital de abertura, que trata do quesito “experiência e formação continuada”. Os demais itens e seus anexos permanecem inalterados.

>> >> EDITAL Nº 002.2014 - Diário Oficial do Estado de 27 de janeiro de 2014

As inscrições foram abertas em 11 de janeiro e o edital completo da seleção também está no site da EGPA (confira abaixo). Para se candidatar a uma das vagas, o servidor deve possuir diploma ou certificado de graduação de nível superior reconhecido pelo Ministério da Educação e não ter participado de curso de especialização financiado pelo Estado, nos últimos três anos. O candidato precisa se dirigir ao protocolo da Escola de Governo, de segunda a sexta, no horário de 8h às 17h e efetivar pessoalmente a inscrição, estando munido da documentação exigida no edital. A inscrição pode, ainda, ser realizada por Procuração específica para esta finalidade, reconhecida em cartório. A documentação solicitada também pode ser encaminhada através dos Correios, via Sedex.

Os cursos vão ocorrer em Belém, na modalidade presencial modular, ministrados pela Universidade Estácio de Sá/FAP, com carga horária total de 390h. Cada turma de especialização tem 45 vagas e a seleção dos candidatos será realizada em duas etapas. A primeira consistirá na análise da documentação completa e do currículo. A segunda etapa será a análise da Carta de Intenção. O procedimento de inscrição exige preenchimento e assinatura correta da ficha, conforme o modelo constante no anexo I do edital; apresentação do Curriculum Vitae, com as informações prestadas devidamente comprovadas, conforme modelo exposto no anexo II; apresentação da carta de intenção (impressa em 02 vias), conforme orientações no anexo III; cópia do último contracheque; declaração de tempo de serviço público, especificando dia, mês e ano; cópia do diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação de nível superior; cópia de documento oficial de identificação que contenha fotografia e assinatura.

A servidora Luciana Martins, da Secretaria de Estado de Administração, busca uma vaga no curso de Direito do Estado, um dos mais procurados este ano. “Eu escolhi me inscrever para esta especialização por causa da afinidade entre o conteúdo e a minha área de atuação no órgão”, explicou a funcionária do Núcleo Jurídico de Gestão de Pessoas. Almejando vaga no mesmo curso, Paula Fernanda Carvalho considera uma grande oportunidade a oferta destas pós-graduações pelo Estado. “Se você for procurar fazer um curso desses de forma particular, sai muito caro, então, essa é uma chance de buscar me aprofundar na área que eu gosto”, avaliou a servidora da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa).

Com a prorrogação das inscrições, o cronograma do processo seletivo também sofreu alterações. A divulgação do Resultado Final agora está prevista para 28 de março e o período de matrículas entre 31 de março e 04 de abril, com início da aulas programado para 07 de abril. Os módulos serão realizados ao longo de dez meses, enquanto para a elaboração do artigo - ao final do curso - serão dedicados 60 dias. As aulas ocorrerão no regime de uma semana por mês, sendo que os módulos de 30h obedecerão ao horário de 8h às 12h e os módulos de 40h serão em horário integral (8h as 12h e 14h as 18h).

A oferta de cursos de pós-graduação em nível de especialização, através de parceiras, integra o Programa de Formação de Gestores e Qualificação do Servidor Público, o qual tem foco no aprofundamento e na continuidade da formação ofertada aos servidores. Em dezembro, as seis turmas iniciadas em 2012 - na parceria celebrada entre Secretaria de Estado de Administração (Sead), Unitoledo e EGPA - formam 230 concluintes, nas áreas de Gestão Pública (03 turmas), Gestão de Pessoas (02 turmas) e Gestão Logística e Patrimonial (01 turma).

Para Aline Castro, servidora da Secretaria de Estado de Administração, a grade curricular motivou a escolha da especialização em Gestão Pública, ofertada novamente em 2014. “O conteúdo da grade tem tudo a ver com a minha área de atuação, que é a gestão escolar. Muitos pontos contextualizam com as minhas tarefas do dia-a-dia”, expressou a servidora, que atua na direção de uma escola.

Serviço: a Escola de Governo fica na avenida Almirante Barroso, 4314, bairro Souza, em Belém. CEP. 66613-710. Mais informações podem ser obtidas pelos fones (91) 3214-6843 ou (91) 3214-6803. As inscrições serão aceitas de segunda a sexta, no horário de 8h às 17h.

Veja Também

ProdepaPRODEPA | DrupalDRUPAL CMS | AAAA APROVADO | Guia interfaceGUIA DE INTERFACE