A Escola de Governo do Estado do Pará (EGPA) realizou na manhã desta quarta-feira, 02, a primeira edição do “Café com a EGPA”, dando início a uma nova metodologia para promover a qualificação de servidores públicos. O evento foi idealizado para atender, de forma itinerante, às necessidades de capacitação específicas dos órgãos de governo, através de palestras temáticas realizadas ao início do expediente de trabalho, nas secretarias, autarquias e demais instituições do Executivo estadual, podendo também atender a entidades do Legislativo e do Judiciário do Pará.

A edição de abertura do projeto ocorreu na sede da Escola de Governo, funcionando como uma apresentação desta proposta diferenciada de atividade de qualificação. Para o primeiro “Café com a EGPA”, as inscrições foram abertas no site, a qualquer servidor que quisesse participar, e também foram convidados os Agentes de Desenvolvimento e Capacitação (ADC), que são servidores representantes da Escola de Governo em cada órgão da rede estadual. A programação teve a palestra “Burocracia e Modernização na Gestão Pública”, ministrada pelo Professor Doutor Milton Cordeiro Farias Filho, servidor da Universidade Federal do Pará.

O palestrante abordou como desmistificar o termo burocracia, pejorativamente visto como algo ruim do serviço público. “A burocracia não é uma coisa ruim. O problema é a disfunção da burocracia, pois as disfunções processuais levam à lentidão. Os estudos da relação entre burocracia e modernização na gestão pública mostram que a modernização do processo não é o rompimento com a burocracia, mas entender que a sociedade espera a efetivação de serviços melhores e eficientes. Um dos pontos fundamentais da eficiência é a agilidade, que resulta na qualidade. É importante que todos reflitam mais sobre isso e procurem estudar o serviço público e esta relação”, explicou Milton Farias.

Em seguida, houve debate envolvendo os mais de cem participantes, tendo como mediador convidado o diretor do Instituto Escola de Governo e Gestão Pública de Ananindeua (IEGA), Fernando Queiroz. “É interessante poder ter um palestrante paraense, servidor público, para poder espelhar e motivar os demais. Copartilhar conhecimento nunca é demais na gestão pública”, disse o representante do IEGA, instituição que já realiza o projeto Café com Planejamento e Gestão, o qual inspirou a iniciativa da EGPA. A atividade foi encerrada com um café da manhã.

Formato – O “Café com a EGPA” surgiu da necessidade de promover a interação de ideias, buscando melhoramentos no serviço público através de debates respaldados por palestras objetivas, que tratem de temas relevantes dentro do cenário governamental em suas diversas instâncias, incentivando a discussão de novas propostas de gestão. A intenção é propor reflexões sobre temas ligados à qualificação do servidor e procedimentos específicos, à luz da realidade interna das instituições, além de ser uma atividade motivacional de estímulo à busca por qualificação.

O projeto é itinerante e pode ser levado a qualquer órgão estadual que solicite a sua realização, via ofício, e garanta o mínimo de cem participantes. Consiste na realização de uma palestra no início do expediente de trabalho dos servidores, com temática escolhida pela instituição requerente, sendo que a EGPA fica responsável pela parte pedagogia e pela certificação dos participantes, enquanto o órgão requisitante se encarrega da logística. O órgão interessado deve encaminhar, através de sua diretoria, um ofício à Direção Geral da EGPA, com antecedência de 20 dias, solicitando a atividade.

 

“Este projeto vem de encontro à necessidade de aproximar cada vez mais a Escola de Governo do servidor público. Estamos provocando os demais órgãos de governo a comporem essa agenda de qualificação, pois nós entendemos que levar a EGPA até o servidor público, dentro do seu local de trabalho, facilita que ele conheça o trabalho que nós desenvolvemos e identifique as oportunidades que ele tem de se qualificar profissionalmente”, apontou o Diretor Geral da EGPA, Ruy Martini.

A próxima edição do “Café com a EGPA” está marcada para o dia 24 de abril, na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) e outras cinco, em outros locais, já estão previstas para este semestre. O objetivo desta ação é ser uma nova alternativa dentro da missão da EGPA, que é otimizar o desempenho de servidores e gestores públicos, com a finalidade de obter maior eficiência e eficácia no desempenho das funções, que resultarão na melhoria dos serviços ofertados à população.

O auxiliar operacional da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Roberto Anízio dos Santos, participou da primeira edição do evento e comentou sobre a importância de motivar o servidor a buscar a sua capacitação. “Quando participei do curso de Gestão Estratégica de Pessoas, no início deste ano, achei muito interessante a questão de que a gestão de recursos humanos ocorra com liderança, para conquistar aquele servidor, para que ele não se sinta obrigado a fazer um curso e, sim, entenda a necessidade que ele tem de se qualificar”, considerou o servidor, que em 2013 cursou 20 capacitações na Escola de Governo.

Serviço - Mais informações sobre o projeto “Café com a EGPA” podem ser obtidas no site www.egpa.pa.gov.br, ou na Coordenadoria de Desenvolvimento e Habilidades Profissionais (CDHP-EGPA) pelo telefone (91) 3214-6811.

(Daniele Brabo, com informações de Lívia Alfaia - Ascom/EGPA)
 

Veja Também

ProdepaPRODEPA | DrupalDRUPAL CMS | AAAA APROVADO | Guia interfaceGUIA DE INTERFACE