O Programa Formativo do Plano Estadual de Ações Integradas à Pessoa com Deficiência – Existir capacitou a primeira turma do curso de “Políticas Públicas de Inclusão e Diretos da Pessoa com Deficiência”. As atividades foram concluídas nesta quinta-feira (20), na sede da Escola de Governança do Pará (EGPA), em Belém.

 

O programa é uma parceria entre o Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC) e a EGPA, voltada à formação de técnicos e gestores junto à comunidade, qualificando-os a lidar com a inclusão e garantindo acessibilidade às pessoas com deficiência.

Para a estudante de Letras com ênfase em Libras, Yasmin Chaves, de 20 anos, o curso oferece uma oportunidade de agregar a sua graduação um caráter mais humanizado. “É muito importante para a nossa formação participar de um curso como esse, que nos esclarece sobre as leis de inclusão para pessoas com deficiência. O que temos dentro da graduação às vezes é muito limitado, e quando buscamos cursos externos para expandir nossos conhecimentos acabamos tendo um entendimento maior”, declara.

“O curso está permitindo a diversos profissionais compartilharem conhecimentos sobre a importância de garantir a acessibilidade e a inclusão de pessoas com deficiência. No caso de profissionais da saúde, como eu, ele nos dá condições de garantir o amparo necessário a essas pessoas”, declara a fonoaudióloga da Policia Militar, tenente Alessandra Alves, que também concluiu o curso.

Além deste curso, o Programa Formativo vai oferecer capacitações presenciais e a distância (EAD) em temas como Tecnologia Assistida, Libras e Arte-terapia, entre outros. Os cursos serão oferecidos, gratuitamente, para servidores públicos e integrantes de organizações da sociedade civil de todo o estado.

A bibliotecária da Fundação Cultura do Pará, Vilma Lacerda, 54 anos, destacou a parceria entre seu órgão de origem e o Plano Existir. “É uma oportunidade de conhecer o aspecto legal dessa questão e levar esse conhecimento para o meu ambiente de trabalho. Na Fundação também atendemos pessoas com deficiência em setores especiais, como o espaço para leitura em braile”, explica.

Capacitação - Nos dias 09, 10 e 11 de maio será ministrado um Ciclo de Palestras com o tema “A inclusão social e o atendimento humanizado da pessoa com deficiência”. Serão três dias de atividades, sempre das 9h às 12h, também na EGPA, destinadas a servidores públicos estaduais e do município de Belém, funcionários de Recursos Humanos de empresas e lideranças das organizações da sociedade civil. As inscrições já podem ser feitas pelo site da EGPA (www.egpa.pa.gov.br).

A assessora do comitê gestor do Existir, Conceição Brayner, ressaltou o valor do Plano e das capacitações. “Nós queremos levar esses cursos também para outros municípios, dando às pessoas a oportunidade de conhecer melhor as leis de inclusão no Brasil, e também como forma de subsidiar novos projetos e ações. É compromisso nosso e do governo levar essa formação como uma via que nos faça garantir os direitos das pessoas com deficiência”, afirma.

Plano Existir - Lançado pelo Governo do Pará em 2012, e atualmente vinculado ao NAC, o Plano Existir assumiu o compromisso de garantir ações a partir dos eixos saúde, educação, acessibilidade e inclusão social, para a promoção dos direitos fundamentais da pessoa com deficiência.

São integrantes do Comitê Gestor do Plano Existir os seguintes órgãos públicos: Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos (Arcon), Companhia de Habitação do Pará (Cohab), EGPA, Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), Fundação Carlos Gomes, Universidade do Estado do Pará (Uepa), Defensoria Pública, Fundação Cultural do Pará, NAC, Polícia Militar, secretarias de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), de Educação (Seduc), de Esporte e Lazer (Seel), de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e de Saúde Pública (Sespa).

Agência Pará de Notícias

 

 

Veja Também

ProdepaPRODEPA | DrupalDRUPAL CMS | AAAA APROVADO | Guia interfaceGUIA DE INTERFACE