Os servidores públicos do Estado têm uma oportunidade maior para garantir a qualificação profissional. Até o fim do ano, mais de nove mil profissionais terão passado pela capacitação dos cursos oferecidos pela Escola de Governo do Pará (EGPA), que retomou seu calendário acadêmico para garantir mais aprimoramento à mão-de-obra que atende a população nas mais diversas áreas.
Segundo o diretor geral da EGPA, Rui Martini, o número de servidores capacitados este ano vai superar o do ano passado. Os cursos mais procurados são informática básica, redação oficial e gramática aplicada, informática avançada e oratória. “Ofertamos os cursos de acordo com a demanda dos servidores. As nossas turmas têm lotado”, enfatiza o diretor.
O auxiliar de administração Rafael Souza, 26 anos, está passando pela qualificação. Inscrito no curso de auditoria pública, ele recomenda as qualificações para os colegas de profissão. “Convidei vários colegas do trabalho para fazer o curso comigo. Acho que a gente tem que aproveitar a oportunidade e buscar sempre ser um melhor profissional”, reforça.
Novidades – Em 2012, a escola vem com novidades. A previsão da EGPA é que no primeiro semestre seja lançada a pós-graduação em gestão pública. Também serão intensificadas as parcerias com desconto em instituições particulares que oferecem graduação, pós-graduação e curso de idiomas. “Nossa intenção é oferecer boas condições de pagamento para que o nosso servidor possa se capacitar cada vez mais. Ano que vem vamos negociar com mais instituições e os descontos deverão chegar a 25%”, antecipa o diretor.
Ainda em 2012 as novidades vão além da qualificação profissional. A EGPA está trabalhando na retomada de eventos voltados para o servidor que haviam sido extintos. Oficinas de artesanato e iniciação artística, Servifolia, Serviarte, Feira de Talentos, Arraial do Servidor, Servifest, Servidor Nota 10 e o Natal do Servidor são alguns dos eventos que voltarão com força total ano que vem.
Bruna Campos – Secom
Fonte: Agência Pará