O Programa de Municipalização, desenvolvido pela Escola de Governo (EGPA) para levar cursos de qualificação aos servidores públicos do interior do Estado, ampliou a sua atuação e deve encerrar o primeiro semestre do ano com mais de 5 mil servidores capacitados.

As ações do mês de junho iniciaram no dia 11, com cursos em Tucuruí e Oriximiná, depois de 18 a 22, em Castanhal. Entre os dias 25 e 29 o programa estará nos municípios de Cametá e São João da Ponta. As atividades seguem até a primeira semana de julho, quando os cursos chegam à Bragança, fazendo parte das festividades de aniversário do município, e também à Paragominas.

>> Clique aqui e acompanhe as ações do Programa de Municipalização

A Municipalização busca oportunizar a qualificação profissional para servidores públicos estaduais e municipais (podendo também atender servidores federais), em todas as regiões do estado, através de cursos com duração média de 20 horas e palestras motivacionais, voltados para o aperfeiçoamento das funções desempenhadas a serviço da população. A premissa do projeto é descentralizar as ações de Belém, oferecendo as mesmas oportunidades para quem está em qualquer outro município paraense.

Com base em planejamentos e metas, em 2012 o programa foi reestruturado para aprimorar a oferta de qualificação fora da capital. “Os servidores necessitam desse apoio do Estado e para atendê-los melhor, agora os cursos no interior são executados por três equipes, que formam a Comissão Especial de Municipalização”, explica Isa Simei, coordenadora de uma das equipes de Municipalização da EGPA. A proposta atual inclui ainda retornos regulares aos municípios, para garantir a capacitação contínua.

 

 

O programa funciona por meio de uma parceria com as prefeituras, de forma que a Escola de Governo fica responsável por todo o suporte acadêmico, como a formatação dos cursos, instrutores e certificação dos alunos. Por sua vez, a prefeitura participante assume o apoio logístico e estrutural, organizando o processo de inscrições e fornecendo espaço para as aulas.
Cursos como “Qualidade no Atendimento ao Público”, “Básico de Secretariado na Administração Pública”, “Relações Interpessoais no Trabalho” e “Redação Oficial e Gramática Aplicada” estão entre os mais requisitados pelos servidores de fora da capital.

AÇÕES

Doze diferentes municípios já foram visitados pela EGPA este ano. As ações começaram no mês de março, com cursos em Soure, Parauapebas, Paragominas, Cametá e Santarém, que renderam 985 capacitações. Em abril, 1.094 servidores foram capacitados com a atuação do programa em Salinópolis, Breves e Viseu. No caso de Salinópolis, as expectativas foram superadas, pois os cursos obtiveram um grande número de inscritos e a EGPA precisou ampliar o número de vagas, qualificando 410 servidores no município.

No mês de maio, os cursos aconteceram em Abaetetuba, Benevides, Castanhal e Goianésia, gerando mais 1.590 capacitações. Daniele Santos, que é servidora em Castanhal, não tem dúvida da importância da capacitação “Esses cursos são necessários, porque muitos servidores não conhecem tudo a respeito da função em que trabalham”, ressaltou.

Cheia de entusiasmo, a professora Rita de Cássia Martins integrou a equipe de instrutores que ministraram cursos na Municipalização. "Esses cursos são treinamentos tanto para desenvolver a qualificação intelectual quanto pessoal”, destacou.

Serviço: prefeituras de municípios paraenses interessadas em integrar as ações de Municipalização podem entrar em contato com a EGPA pelo telefone (91) 3214-6802 e organizar a realização capacitações para o serviço público local.

(Ascom/EGPA)

 

 

Veja Também

ProdepaPRODEPA | DrupalDRUPAL CMS | AAAA APROVADO | Guia interfaceGUIA DE INTERFACE