Nos dias 26 e 27 de novembro foram escolhidos os 12 pré-selecionados para a etapa Belém do 12º Festival de Música do Servidor (Servifest). Os jurados Eudes Fraga, César Escócio e Pedrinho Cavalléro, especialistas da música paraense, elencaram dentre as canções inscritas, aquelas que vão subir ao palco para disputar as oito vagas na Grande Final do concurso.
>> Confira aqui a lista das músicas classificadas para a Etapa Belém
O corpo de jurados responsável pela pré-seleção atua no festival desde o ano passado. “A gente espera lidar com um alto nível de músicas, o que torna esta etapa ainda mais difícil”, comentou Eudes Fraga, cantor, compositor e produtor cearense radicado no Pará, que tem 35 anos de carreira.
Para o compositor César Escócio, que já participou de edições anteriores do Servifest, a diversidade de temas e a qualidade nas composições são os pontos mais observados durante a escolha. “Precisamos trazer o que de melhor está sendo feito em música. Esse é o espírito do festival. Julgamos as canções que nos tocam e o importante é a música ser bem construída”, considerou.
Os shows da etapa Belém serão realizados no dia 27 de fevereiro, quando as 12 músicas selecionadas serão defendidas por seus intérpretes, concorrendo à uma colocação entre as finalistas do 12º Servifest, que voltam a se apresentar no dia 28 do mesmo mês, em disputa pelas premiações do festival.
ETAPAS
Além das oito músicas que serão classificadas na etapa Belém, já estão na final as vencedoras das etapas regionais no interior do Estado. A eliminatórias ocorreram em Santarém (junho) e Salvaterra (julho), abrangendo também candidatos das cidades próximas. Destas fases saíram duas finalistas em cada região: “Marajó, Cultura Milenar”, composta por Ronaldo Alcântara, servidor da Secretaria de Administração de Soure; “Para o Povo Ver”, de Genésio dos Santos Filho, servidor da Sespa em Cachoeira do Ararí; “Viola Quebrada”, composta por Wander de Andrade e interpretada por Ádria Góes, ambos servidores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc - Polo Santarém); e “Carta ao Homem” composta e interpretada por Joedson dos Santos, servidor da Secretaria Municipal de Educação (Semed-Belterra).
Puderam se inscrever na etapa Belém servidores estaduais e municipais de toda a Região Metropolitana de Belém ( Ananindeua, Bujarú, Santa Bárbara do Pará, Barcarena, Castanhal, Santa Izabel do Pará, Inhangapí, Santo Antônio do Tauá, Benevides e Marituba). Todas as composições e arranjos musicais que fazem parte do Servifest são de autoria e interpretação de servidores públicos.
De acordo com o regulamento do concurso, na final, 12 músicas vão disputar os prêmios que variam entre R$2 mil e R$15. O Servifest está na sua 12ª edição, dando continuidade ao objetivo de dar visibilidade ao talento musical do servidor, visando valorizá-lo como cidadão, também incentivando a cultura e a disseminação da música regional. É o maior festival do gênero no estado, por marcar presença nos quatro cantos do Pará.
O Festival é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria Especial de Estado do Gestão, Escola de Governo do Estado do Pará, em parceria com a prefeitura dos municípios que recebem o evento.
(Ascom/EGPA)