O governo do Estado promoveu nesta segunda-feira (23) o II Seminário de Estratégia e Profissionalização na Gestão Pública. O evento, que foi aberto pelo governador Simão Jatene, ocorreu no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, reunindo gestores e técnicos de áreas estratégicas de todos os órgãos da administração pública estadual.

No seminário foram abordados temas na área de infraestrutura para o desenvolvimento do Estado, com destaque para os projetos priorizados e os que estão sendo desenvolvidos ao longo dos quatro anos de gestão assumidos no plano de governo que consta na Agenda Mínima.

O governador falou para a plateia de servidores públicos, destacando que cada cidadão tem o poder de transformar a sociedade, intervindo ou mantendo aquilo que considera correto. “Se formos avaliar, todos teremos insatisfações e críticas ao local onde vivemos, ao nosso Estado, ao país, ao planeta. A questão é saber que objetivo cada um de nós tem e o que estamos fazendo concretamente para mudar o que nos desconforta e desagrada. Sem duvida é essa condição que nos garante e impõe a condição de sermos seres políticos”, afirmou.

Jatene lembrou que o Pará é um dos grandes produtores de minérios, energia e recursos naturais do Brasil, mas até hoje não recebe da Federação a devida compensação pela grande parcela de contribuição na balança comercial do país. Para o governador, a abertura de recursos para o Estado deve ser feita internamente, mas é fundamental a reavaliação da atual distribuição desses recursos entre os entes federativos.

“Parte das nossas questões de desenvolvimento econômico tem raiz fora das nossas fronteiras. Por isso é necessário que a sociedade se mobilize, se agregue, se articule no sentido de termos uma melhor representação entre os Estados brasileiros. Quantos de nós estamos preocupados com o novo código da mineração que está sendo discutido nesse momento? Somos o segundo Estado mais importante na mineração desse país, e a maioria de nós sequer está atenta ao que está sendo definindo e que vai refletir nas nossas vidas por algumas décadas daqui para frente”, asseverou o governador.

A segunda edição do Seminário de Estratégia e Profissionalização na Gestão Pública – organizada pela Secretaria Especial de Gestão, Secretaria de Estado de Administração (Sead) e Escola de Governo do Pará (EGPA) – é a continuidade das ações de profissionalização da gestão pública do Estado. No encontro, são discutidos temas que estão na agenda do dia do governo, com o objetivo de melhorar a prestação dos serviços à população. Para a secretária de Administração, Alice Viana, essa é uma oportunidade de avaliar as políticas publicas nas diversas áreas governamentais.

“É um conjunto de programas e ações de governo sendo socializado, com a transferência de conhecimento e a definição de grandes linhas de atuação para que o governo do Estado possa prestar serviços cada vez melhores à população e tenha a garantia de que esses serviços estão sendo executados da melhor forma possível, com a otimização dos recursos disponíveis”, explicou a titular da Sead.

A secretária adjunta de Saúde, Heloísa Guimarães, disse que já é possível ver o reflexo positivo que a primeira edição do seminário, que ocorreu em agosto deste ano, proporcionou nos servidores da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Ela afirmou que a transferência de conhecimento, auxiliando os funcionários a terem a dimensão da sua real participação e importância na execução das políticas públicas, gerou resultados surpreendentes na celeridade dos processos da Sespa.

“A gente mediu isso por um único indicador, o indicador de processos. A Sespa recebe em média 1,5 mil processos por mês. Demorávamos 90 dias para solucionar 50% dessa demanda. Neste último mês, depois do primeiro seminário, aumentamos a resolução para 70% em apenas 30 dias. Foi uma matemática fantástica e um marco”, avaliou a secretária.

Texto: Dani Filgueiras - Secom
Foto: Cristino Martins/Ag. Pará

 

Veja Também

ProdepaPRODEPA | DrupalDRUPAL CMS | AAAA APROVADO | Guia interfaceGUIA DE INTERFACE