O governador Simão Jatene profere, nesta terça-feira, 15, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, a partir das 18h30, a aula magna das turmas de especialização em Gestão de Pessoas, Gestão Pública, Gestão Orçamentária e Financeira, Gestão Estratégica, Direito do Estado e Gestão de Projetos na Administração Pública da Escola de Governo do Estado do Pará (EGPA). Serão, ao todo, 270 alunos, todos servidores públicos estaduais efetivos, escolhidos por meio de processo seletivo realizado entre dezembro de 2013 e março deste ano. O resultado final da seleção, que teve 740 inscritos, foi publicado no último dia 28, no Diário Oficial do Estado (DOE).
Os seis cursos de pós-graduação lato sensu são oferecidos gratuitamente pelo governo do Estado aos integrantes do funcionalismo público do Executivo, por meio de uma parceria entre EGPA e Universidade Estácio de Sá/FAP, instituição de ensino superior contratada para realizar os cursos, com financiamento proveniente do Tesouro Estadual.
O certame foi composto por duas etapas: análise documental e análise da Carta de Intenção do candidato. Puderam concorrer às vagas servidores públicos efetivos com nível superior completo, que não cursaram especialização financiada pelo Estado nos últimos três anos. Todas as vagas ofertadas foram preenchidas.
As aulas regulares começam no próximo dia 22 e serão ministradas sempre em Belém, pela Estácio de Sá/FAP, com carga total de 390 horas/aula. O método será presencial, com módulos ao longo de dez meses, havendo mais 60 dias para elaboração do artigo, ao final do curso. O regime de aulas será de uma semana por mês, com os módulos de 30h, no horário de 8h as 12h, e os módulos de 40h em horário integral (8h às 12h e 14h às 18h).
A servidora da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), Rutilene Garcia, está entre os alunos do curso de Gestão de Projetos e fará o discurso representando todas as turmas. Para a economista, é fundamental que instituições públicas e privadas estejam preocupadas em qualificar os seus colaboradores. “Especialmente no caso da gestão pública, isso é algo importante e necessário, para que os entes públicos possam oferecer cada vez mais um serviço de qualidade”, destacou.
Em fevereiro deste ano, a EGPA certificou 204 servidores concluintes de seis cursos de pós-graduação lato sensu, realizados de outubro de 2012 a dezembro de 2013, por meio da parceira com a Secretaria de Estado de Administração e execução da Unitoledo (SP). As especializações foram nas áreas de Gestão Pública (três turmas), Gestão de Pessoas (duas turmas) e Gestão Logística e Patrimonial (uma turma).
A oferta de pós-graduação pela Escola de Governo do Pará, por meio de parcerias, integra o Programa de Formação de Gestores e Qualificação do Servidor Público, voltado ao aprofundamento e à continuidade da formação ofertada aos servidores. Recentemente, no final de 2013, outro passo importante foi dado nesse sentido, quando a EGPA conseguiu a autorização para atuar como Instituição de Ensino Superior, concedida pelo Conselho Estadual de Educação. Em breve, a oferta de cursos de graduação e pós-graduação não dependerá mais do fechamento de parcerias com outras instituições, já que a EGPA terá seu selo próprio, com o Instituto de Formação Profissional e Superior da Escola de Governo do Estado do Pará (Iseg/PA), atualmente em fase de implantação. A primeira grade prevê curso superior de Tecnologia em Gestão Pública, curso técnico em Secretaria Escolar e de Segunda Licenciatura Plena em Língua Espanhola, além de pós-graduações em várias especificidades da gestão pública.
Texto: Elck Oliveira/Secom (*Com informações da assessoria de Imprensa da EGPA)
Foto: Antônio Silva/Ag. Pará