O governador Simão Jatene assinou na terça-feira, 25 de março, o contrato para a construção de 2.720 unidades, da primeira etapa do conjunto habitacional Quinta dos Paricás, na estrada da Maracacuera, próximo à Ilha de Outeiro. O empreendimento, financiado pelo Programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, com contrapartida do governo do Estado, terá cerca de 7 mil unidades habitacionais, direcionadas a famílias com renda mensal de até R$ 5.500,00.

 

O contrato também foi assinado pelo prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, o vice-governador Helenilson Pontes, o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Evandro Narciso, o presidente da Companhia de Habitação do Pará, João Barral, e por representantes das construtoras responsáveis pelas obras da primeira etapa.

Simão Jatene destacou o diferencial do conjunto habitacional, que reunirá em uma área de mais de um milhão de metros quadrados creches, escolas, unidade de saúde, centro comercial e de serviços, além de uma ampla área de lazer, com bosques e ciclovias. "Quando começamos a pensar esse empreendimento, imaginamos fazer algo que oferecesse, além de uma casa, qualidade de vida", afirmou o governador.

Qualidade - Segundo Jatene, o Quinta dos Paricás é um bairro planejado, cujo diferencial é beneficiar famílias com poder aquisitivo menor, que não têm acesso aos condomínios de luxo em Belém. "Vamos oferecer desde a unidade de menor valor econômico, tipo Minha Casa Minha Vida, até as de maior poder aquisitivo. Mas o melhor é que, independentemente da renda - isso é o mais gratificante -  esse projeto tem o condão de fazer com que as pessoas possam ter acesso a serviços urbanos de qualidade", ressaltou.

Ele comparou o projeto ao Cheque Moradia, que ao ser lançado há dez anos suscitou a incredibilidade de muitas pessoas. "Muita gente duvidada do êxito do Cheque Moradia. E, hoje, é um projeto que já beneficiou cerca de 40 mil famílias. Tenho certeza que, à semelhança do que aconteceu com o Cheque Moradia, o Quinta dos Paricás é uma sementinha, um modelo de urbanização e de bairro planejado, que beneficiará muitas famílias, especialmente aos servidores do Estado, embora seja direcionado a todos", garantiu Simão Jatene, para quem o Quinta dos Paricás significa um  novo conceito. "Não é apenas um novo empreendimento, e sim um passo na construção de um novo conceito. É um projeto que, ao invés de segregar, vai unir as pessoas", concluiu.

Etapas - João Barral, presidente da Companhia de Habitação do Pará (Cohab), disse que a primeira etapa do conjunto habitacional, denominada área A, tem o prazo de 15 meses para a conclusão. "Esta etapa corresponde a 2.720 unidades, para famílias com renda até R$ 1.600,00", explicou. A área B terá 3.922 unidades. O conjunto habitacional vai oferecer casa térrea, de dois e três quartos, sobrado de dois quartos e apartamentos de dois e três quartos.

O superintendente regional da CEF, Evandro Narciso, ressaltou a importância da parceria com o governo do Estado na construção do conjunto habitacional. "Este é o primeiro projeto assinado no Pará, e um dos melhores já implantados", assegurou.

O projeto do conjunto Quinta dos Paricás prevê ainda o aproveitamento da água da chuva e da energia solar para uso doméstico, dentro do conceito de sustentabilidade, o que significará economia para as famílias e redução do impacto ambiental.

O evento contou também com a presença do secretário Especial de Infraestrutura e Logística para o Desenvolvimento, Vilmos Grunvald; da secretária de Estado de Administração, Alice Viana; da presidente da Companhia de Saneamento do Pará, Noêmia Jacob, e do secretário de Habitação do Município de Belém, João Cláudio Klautau.

Texto: Janise Abud / Secom
Foto: Antônio Silva/Ag. Pará

Veja Também

ProdepaPRODEPA | DrupalDRUPAL CMS | AAAA APROVADO | Guia interfaceGUIA DE INTERFACE