A Escola de Governo do Pará (EGPA) assinou com a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) um acordo de cooperação técnica com o objetivo de promover a qualificação profissional dos servidores do setor. O termo oficializado no dia 3 de agosto consiste na primeira parte do Plano Emergencial de Qualificação Profissional, que posteriormente também irá beneficiar profissionais ligados à cadeia produtiva do turismo.
O acordo entre EGPA e Paratur acontecerá até dezembro deste ano e vai contemplar 210 vagas em 10 turmas. Serão oferecidos cursos básicos de contabilidade, francês e inglês, além de outros cursos de capacitação como de Projetos Sociais e Captação de Recursos, Informática (word e Excel), Retenção de Impostos, Oratória, Relações Interpessoais no Trabalho e Gestão Ambiental. A maioria das aulas ocorrerá nas dependências da Escola de Governo.
O Plano Emergencial foi elaborado pela Paratur, considerando um levantamento de demandas, além de dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que apontam a falta de qualificação ou de experiência profissional como principais motivos atribuídos ao desemprego da maioria dos brasileiros. O Diretor Geral da EGPA, Ruy Martini, destacou a importância da parceria no contexto dos investimentos do governo do Estado na qualificação. “A Escola de Governo é uma casa do conhecimento, onde refletimos que a capacitação não pode ser uma ação superficial. É impossível pensar em políticas públicas sem pensar em quem está na ponta desse processo”, enfatizou.
Segundo Adenauer Góes, presidente da Paratur, o objetivo é de conseguir qualificar o efetivo do turismo até 2014, com cursos de idiomas e em outras áreas, através das cooperações com a Escola de Governo, o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e a Associação Paraense de Recursos Humanos.
Para a servidora Adriana Vilhena, esse investimento é primordial. "A escolha desses cursos (francês e inglês) foi muito importante e levou em consideração as nossas necessidades", disse a profissional de turismo que atua com atendimento ao público.
(Ascom/EGPA, com informações da Ascom/Paratur)