Os artigos e peças de artesanato confeccionados por servidores estaduais foram expostos na 14ª edição da Feira de Talentos, durante todo o domingo (30), na Praça Batista Campos, em Belém. Mais de 5 mil pessoas passaram pelo local, onde puderam conhecer de perto as criações de servidores ativos e inativos de 28 órgãos do Estado. A iniciativa é organizada e realizada pela Escola de Governo do Estado do Pará (EGPA).

O retorno do evento à praça animou muitos servidores-expositores, os quais comemoraram boas vendas e a grande circulação do público. Ao redor do coreto central da Batista Campos foram organizadas 87 barracas, com os mais variados tipos de produtos, principalmente os objetos inspirados no Círio de Nazaré, que foram destaque nesta edição da Feira de Talentos. 

Clique na foto para ver a Galeria de Imagens

Simone Moraes trabalha na Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará há 19 anos e, paralelamente, produz bijuterias, habilidade que aprendeu sozinha. A servidora participa desde a primeira edição da Feira de Talentos, e este ano decidiu investir nas camisas do Círio pra conquistar os visitantes e adquirir clientes. “A Feira veio melhorando a cada ano e esta edição foi muito boa, principalmente por causa da localização, bem no centro da praça, por onde muitas pessoas passam, principalmente no domingo”, considerou Simone.

Cheiros do Pará, bolsas e assessórios com estampas regionais e outros artigos inspirados na cultura paraense atraíram o interesse dos visitantes. A família da bióloga Sara Lodi chegou há pouco tempo em Belém e encontrou na feira uma ótima oportunidade de conhecer os costumes da cidade. “Somos de Brasília e acabamos de nos mudar. Aí viemos conhecer a praça Batista Campos e, por um acaso, nos deparamos com as barracas e bastante coisa legal, diferente, bem paraense”, ressaltou a brasiliense.

Além do artesanato, a Feira de Talentos também ofereceu programação musical a todos que passavam pela Praça Batista Campos. No início da manhã, o projeto Brincadeira de Criança, com a atriz Zezé Caxiado, animou o público infantil e, no final da tarde, o Grupo Nosso Tom encerrou o evento.

As universitárias Márcia Leila e Gilcilene Cardoso ainda não conheciam a Feira de Talentos e elogiaram a qualidade dos produtos feitos pelos servidores. “Foi a primeira vez que tivemos a oportunidade de vir e achamos muito legal esse projeto.”, destacaram as amigas, que além de fazer comprar, ainda aproveitaram o show da banda de pagode.

Para a Coordenadora de Valorização da Cidadania da EGPA, Andréa Cavalero, a Feira de Talentos é um importante momento de reconhecimento e incentivo aos servidores. “É o momento que eles mostram suas outras aptidões, diferente do trabalho que fazem no Estado”, disse a organizadora do evento.

Maria das Graças Neves dos Santos, servidora inativa da Secretaria de Estado de Educação, participou pela segunda vez da Feira de Talentos, mostrando seu trabalho com tecidos e bijuterias. Ela considera gratificante participar deste evento, mesmo já sendo aposentada. “Muitas pessoas ficam surpresas de ver o nosso trabalho e pra gente é muito boa essa iniciativa da Escola de Governo, de abrir espaço aos aposentados”, disse.

O talento de criar bonecos articulados de madeira surgiu na infância de Jorge Lopes, servidor da Universidade do Estado do Para. “Eu mesmo criava meus próprios brinquedos quando era criança. Fiquei um período afastado desse trabalho e depois quando tive os meus filhos comecei a fazer os brinquedos deles”. O resgate da atividade despertou o interesse de participar da Feira de Talentos e garantir uma renda extra a partir do que antes era uma brincadeira “É a terceira feira que participo e tenho sempre bom retorno, com a venda de bonecos de super-heróis, personagens de desenho e personagens regionais”. (Ascom EGPA)

 

Veja Também

ProdepaPRODEPA | DrupalDRUPAL CMS | AAAA APROVADO | Guia interfaceGUIA DE INTERFACE