Cerca de 40 gestores públicos da Fundação Amazônia Paraense de Amparo á Pesquisa – Fapespa, estiveram reunidos na tarde de segunda-feira (04/05), na sede da Escola de Governança Pública do Estado do Pará – EGPA, na primeira aula do Programa de Formação de Elaboração de Projetos para Gestores da Fapespa.
Ruy Martini Santos Filho, diretor geral da autarquia, parabenizou a coordenação do programa pela iniciativa e incentivou a participação dos gestores. O diretor-presidente da Fapespa, Eduardo Monteiro Costa, comentou a importância da formação. “Este é um projeto piloto, onde vamos unir a teoria à prática. O órgão passa por um momento de reestruturação administrativa e este programa vem qualificar os novos gestores que estão assumindo suas funções, após o último concurso, dentro de uma filosofia de gestão mais moderna.”
Com o programa, ele explicou que as expectativas estão direcionadas para o ganho em eficiência e eficácia nas atividades desempenhadas pelo órgão. A formação objetiva fortalecer a área de projetos de elaboração e gerenciamento de projetos. A Fapespa atua com projetos de fomento à pesquisa, lançamento de editais para bolsas e mestrado, editas para projetos de pesquisa e gerencia os projetos contratados junto a pesquisadores, conforme explicou o coordenador do Núcleo de Planejamento, Paulo Henrique Cunha.
A formação compreende aulas teóricas (na sede da EGPA) e aulas práticas, na Fapespa. Se estende até junho, totalizando carga horia de 80 horas.
Texto e Fotos: NCS/EGPA