Os processos de regulação que vão do acolhimento ao agendamento de consulta, exames e internações no Sistema Único de Saúde (SUS) estão em pauta até a próxima sexta, 17. O evento integra a programação do I Seminário Estadual de Regulação em Saúde, aberto nesta quarta-feira, 15; e da I Oficina Estadual de Regulação em Saúde. Ambos acontecem na Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), em Belém.

Organizados pela Diretoria de Desenvolvimento e Auditoria dos Serviços de Saúde (DDASS) da Secretaria de Estado de Saúde Pública, os dois eventos têm como público-alvo os técnicos das Coordenações de Atenção Básica e da Regulação em Saúde dos municípios de Ananindeua, Belém, Benevides, Marituba e Santa Bárbara. De forma específica, as atividades reforçam a necessidade de revisar e atualizar os protocolos de acesso às consultas e exames especializados e internações em serviços de média e alta complexidade, na Região Metropolitana de Belém.

 

O Seminário foi aberto pela secretária de Estado de Saúde, Heloisa Guimarães, que elogiou o interesse e procura dos participantes pelo evento.

Cerca de 200 pessoas participaram do primeiro dia de Seminário, aberto oficialmente pela secretária de Estado de Saúde, Heloisa Guimarães. Em pronunciamento, ela elogiou o interesse dos participantes e lembrou que a temática da regulação não deve ser dissociada da integralidade do cuidado com a população. Isso passa por critérios essenciais, como planejamento e programação alinhada entre os municípios para promover o acesso ajustado às necessidades de saúde da população. “É também a oportunidade de melhor entender a natureza da regulação e seus conceitos e a dimensão da organização da oferta de serviços”, acrescentou. Na prática, as discussões pretendem discutir estratégias que facilitem a vida do usuário na busca por diferentes serviços.

Coordenadora do DDASS, Debora Jares, considera histórica a realização do evento porque, do ponto de vista técnico, dará condições de adequar à relação entre a oferta e a demanda das ações em saúde, além de gerar resultados mais satisfatórios na busca por serviços. O evento contou com a presença de representantes de gestores do SUS da Região Metropolitana, Estado e Ministério da Saúde. Em pauta, os componentes de referência das redes temáticas - como as de urgência e emergência - e linhas de prioridades, a exemplo do programa Rede Cegonha.

Para o vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Pará (Cosems), Carlos Rogério Pinto, “a regulação em saúde pública torna-se indispensável para garantir a equidade de acesso, que deve ser exercida em todos os níveis de referência, de forma a ordenar e hierarquizar os processos assistenciais, tanto ambulatoriais, quanto hospitalares”.

Vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems), Carlos Rogério Pinto, discursa durante abertura do evento.

A abertura do evento também contou com a participação do assessor especial da Sespa e ex-secretário de Estado de Saúde, Dr. Helio Franco; do representante do Ministério da Saúde, João Marcelo Silva; e da promotora de Justiça de Direitos Constitucionais do Ministério Público do Pará, Suely Cruz. O conteúdo do evento pode ser acessado no site da Sespa (www.saude.pa.gov.br).

Serviço
I Oficina Estadual de Regulação em Saúde
Data: 16 e 17/04 (o dia todo)
Local: Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA)

Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 15/04/2015 17:29:00

Texto: Mozart Lira
Fotos: José Pantoja (repórter fotográfico)
Secretaria de Estado de Saúde Publica

 

Veja Também

ProdepaPRODEPA | DrupalDRUPAL CMS | AAAA APROVADO | Guia interfaceGUIA DE INTERFACE