Durante a solenidade de abertura da Semana dos Povos Indígenas, realizada na noite desta sexta-feira (19) no Hangar, em Belém, o Governo do Pará, por meio da Secretaria dos Povos Indígenas (Sepi) e da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), lançou o curso ‘Reflorestar Mentes’, voltado para servidores públicos do estado.
O objetivo da formação é oferecer fundamentos básicos sobre o reconhecimento e valorização da rica diversidade cultural que compõe o Estado, além de proporcionar ferramentas educativas e estratégias de conscientização para os servidores públicos que participarem do curso.
Foto: Marco Santos / Ag. ParáPuyr Tembé, titular da Secretaria dos Povos Indígenas, destacou a importância da conscientização nos órgãos públicos. “Estamos entregando um processo de reflorestamento de mentes, com cada secretaria se conscientizando cada vez mais”.
Foto: Marco Santos / Ag. ParáA metodologia da qualificação vai trabalhar envolvendo os servidores em diálogos participativos, a partir de aulas expositivas, atividades coletivas e discussões de textos e filmes, levando os servidores ao fim do curso a atuarem como agentes de transformação social na defesa dos direitos territoriais, ambientais e culturais dos povos indígenas do Pará.
Serão disponibilizados dois módulos de qualificação, o primeiro, entre os dias 21 e 23 de maio, e o segundo, entre os dias 04 e 06 de junho. No início de maio as inscrições estarão abertas no site da Escola de Governança: egpa.pa.gov.br.
Helvio ArrudaFoto: Marco Santos / Ag. Pará“Agradecemos à secretaria dos povos indígenas pela confiança e oportunidade de oferecer aos servidores do Estado um curso tão importante, para reconhecer, respeitar e valorizar os povos originários e por meio da conscientização, fazer dos servidores do Pará agentes de transformação”, disse o diretor geral da Escola de Governança, Helvio Arruda.