Incentivar o servidor público estadual por meio de uma política de remuneração justa e de ações que visam melhorar a qualidade de vida e condições de trabalho desses profissionais. Estes têm sido alguns dos principais objetivos do Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Estado de Administração (Sead) e da Escola de Governo do Estado do Pará (EGPA), que desenvolvem programas voltados para capacitação, valorização e bem estar dos integrantes d funcionalismo público do Pará.

A Sead coloca em prática o Programa de Valorização do Servidor Público Estadual e o Programa de Saúde e Segurança Ocupacional do Servidor, mecanismos de reconhecimento, por meio dos quais são desenvolvidos convênios e parcerias em diferentes áreas e com diversos órgãos, objetivando oferecer vantagens para o servidor. De acordo com a secretária de Administração, Alice Viana, atualmente são 107 mil servidores espalhados por 75 órgãos, autarquias e fundações, todos aptos a usufruir dos benefícios propiciados pelos programas citados. “Fazemos um acompanhamento permanente desses projetos e a receptividade junto aos servidores é muito boa. São iniciativas inovadoras, que mostram um olhar diferenciado do Estado, preocupado não só com a cobrança pela produtividade, mas também com a qualidade de vida dos servidores”, explica.

Qualificação profissional

Além das ações voltadas para a melhoria de qualidade de vida e de garantia de remunerações justas, o Governo do Estado também se preocupa com a qualificação dos servidores, seja através da Escola de Governo ou de parcerias com instituições privadas de ensino. Nesse último caso, especificamente, a EGPA tem formalizado diversos convênios que oportunizam descontos para quem quer ingressar no ensino superior ou tentar uma pós-graduação. “Esses descontos variam de 10% a 30% e a nossa intenção é que os servidores possam ter acesso a um programa maior de qualificação ou até à própria graduação, já que, hoje, cerca de 50% dos servidores são de nível médio”, observa Alice Viana.

  

O assessor de planejamento da Escola de Governo, Luiz Pacheco, explica que a finalidade desses convênios é, também, incentivar o funcionalismo público a obter melhor qualificação profissional e, assim, poder galgar novas posições profissionais.

Ele explica que foram fechados acordos de cooperação com a Estácio/FAP, com 25% de desconto nas mensalidades de cursos presenciais, educação à distância e pós-graduação; Fundação Getúlio Vargas/ Ideal, com 20% nos cursos de MBA, pós-graduação em Administração de Empresas e cursos de curta duração; Faculdade Maurício de Nassau, tendo 15% de desconto para os servidores e seus dependentes diretos e Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (Iesam), que oferta 10% de desconto para os cursos de graduação e pós-graduação. “Vale lembrar que, em nenhuma situação, o servidor está isento de passar pelo processo seletivo que é o vestibular. Ele deverá passar pela prova de vestibular, porque, do contrário, não vai poder acessar a faculdade”, frisa.

Bem estar

Um dos projetos de sucesso é o “Servidor na Academia”, desenvolvido dentro do Programa de Saúde e Segurança Ocupacional do Servidor. Trata-se de uma parceria entre o Estado e diversas academias de ginástica da capital paraense (já são 35 até agora), por meio da qual essas empresas oferecem aos servidores descontos que variam de 10% a 50% nas mensalidades. “Já estamos trabalhando na expansão do projeto para os principais municípios do Estado, como Santarém, Marabá, Altamira e Castanhal, entre outros”, informa a Secretária de Administração do Estado.

Para Andrew Breno, gerente de marketing da academia Stadium – uma das parceiras do Governo do Estado nesse programa, a iniciativa traz benefícios para todos os lados. “É bom para nós, porque provoca a atração de novos alunos e a fidelização dos mesmos, e para o próprio servidor, que ganha, em função da atividade que ele pratica na academia, ainda mais condicionamento físico, bem estar pessoal e motivação para o dia a dia de trabalho”, observa, acrescentando que, hoje, a academia conta com mais de 100 servidores públicos estaduais matriculados. “Nós também temos outra parceria com o Estado, para a prática de trilhas ecológicas no parque do Utinga, atividade realizada com o apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente”, completa.

A oportunidade é comemorada pela servidora do Tribunal de Justiça do Estado, Dóris Monteiro. Afastada das atividades físicas há algum tempo, ela viu no programa “Servidor na Academia”, a ocasião ideal para retomar o hábito. “Sempre pratiquei esportes, mas estava parada. Com esse incentivo, decidi voltar a praticar e já vejo a diferença. Antes, estava sofrendo com insônia, cansaço e indisposição. Agora, tudo melhorou, inclusive a energia para o trabalho”, conta ela, que voltou para os exercícios há cerca de um mês.

A mesma opinião tem a servidora da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), Maria de Lourdes Gouveia, que está aproveitando o projeto para melhorar a saúde e se manter mais perto da família. “Sou hipertensa e o meu médico orientou a prática da atividade física, mas eu não sabia dessa parceria do Estado com as academias. Quando cheguei para me matricular, tive uma boa surpresa, o que acabou me estimulando a trazer, também, os meus filhos para a academia. Sem dúvida, a prática regular de exercícios melhora a nossa qualidade de vida e o nosso desempenho no trabalho, pois eleva a autoestima e nos deixa mais felizes”, afirma.

Texto: as informações são da Agência Pará
Fotos: Eunice Pinto/ Ag. Pará

 

Veja Também

ProdepaPRODEPA | DrupalDRUPAL CMS | AAAA APROVADO | Guia interfaceGUIA DE INTERFACE