Estão abertas as inscrições para os cursos de qualificação do servidor público realizados pela Escola de Governo do Estado do Pará (EGPA). A programação para os meses de fevereiro e março conta com mais de 60 opções de capacitação, que atendem a diversas áreas, incluindo informática. Os cursos têm duração de 20 horas e as turmas iniciam no próximo dia 17. As aulas são ministradas pela manhã ou à tarde, de acordo com a grade ofertada, a qual pode ser conferida no site.
Os cursos são voltados para servidores estaduais e a novidade deste ano é que as inscrições passam a ser feitas somente on-line, extinguindo o método tradicional, no qual o aluno precisava imprimir a ficha, preencher, assinar junto à chefia imediata e entregar ao Agente de Desenvolvimento e Capacitação do órgão. Agora, basta o servidor acessar o site da Escola de Governo, clicar no ícone “Inscrições Aqui” e preencher o cadastro, sem necessitar de deslocamento. As inscrições pela internet foram implantadas ainda em 2013, com o objetivo tornar mais fácil e prático o meio de candidatura aos cursos da EGPA, órgão responsável por promover a constante formação e atualização profissional dos integrantes do funcionalismo público.
Para se inscrever on-line, o servidor-aluno precisa informar no cadastro os seguintes dados: nome completo, número do CPF, e-mail, data de nascimento, telefones para contato, matrícula funcional, escolaridade e órgão de lotação. No sistema, o aluno vai selecionar o curso desejado e conferir dados como período e horário, além dos dados pessoais. Para concluir o procedimento, o servidor deve marcar a declaração que fica no rodapé da tela, informando a autorização da chefia imediata para a participação no curso.
De acordo com Fátima Machado, responsável pela Coordenadoria de Desenvolvimento de Habilidades Profissionais (CDHP), a liberação da chefia continua sendo necessária e a declaração dada pelo servidor, no envio eletrônico de seu pedido, será de sua inteira responsabilidade. “A inscrição on-line veio oportunizar aos servidores o acesso aos cursos da EGPA de forma mais prática, mas a figura do ADC continua sendo essencial neste processo, uma vez que é ele o responsável pelo deferimento desse pedido de inscrição”, explicou a coordenadora, se referindo aos agentes que representam a Escola de Governo em cada órgão da estrutura estadual.
A listagem definitiva de participantes dos cursos é publicada semanalmente no site da EGPA. Os servidores que estiverem de Licença Prêmio ou de férias também devem fazer a inscrição pela internet. Caso haja interesse de órgãos municipais ou federais nas capacitações ofertados pela EGPA, a entidade deve entrar em contato, por meio de ofício, e solicitar a celebração de Acordo de Cooperação Técnica, para que os seus servidores tenham acesso aos cursos, a partir do deferimento desse pedido.
OPÇÕES
Na programação de fevereiro e março há cursos já conhecidos do público da EGPA, como Redação Oficial, Oratória, Libras, Ergonomia, Gestão Financeira, Noções de Direito Administrativo, Formação de Pregoeiro, Segurança no Trabalho, dentre outros. Atendendo a especificidades de alguns setores, há também a oferta de cursos como Comunicação e Marketing Estratégico, Elaboração de Projeto Político Pedagógico, Secretariado Escolar, Gestão Ambiental e Saúde Mental e Psicopatologia. Na computação, o curso de Informática Básica trabalha o uso do sistema operacional Windows 7, permitindo ao servidor público uma introdução ao processamento de dados e aos recursos da internet. Também são ofertados cursos de Word básico e avançado; e Excel avançado.
Desde sua criação, a Escola de Governo vem trabalhando o propósito de melhorar constantemente o serviço público estadual. Em 2013, 26.099 qualificações profissionais de servidores foram realizadas no Pará e dentro deste quantitativo está o auxiliar operacional da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Roberto Anízio dos Santos, que, só no ano passado, participou de 20 cursos de capacitação. “O meu projeto de vida sempre foi ser um servidor público e agora que sou, quero me tornar o melhor. Eu entendo que, para isso, eu tenho que procurar me capacitar e adquirir conhecimentos técnicos, para ter mais competência e exercer meu cargo com excelência. Com os cursos que fiz, desenvolvi mais habilidades para trabalhar e me comunicar com o público”, considera Roberto, elegendo o curso de Oratória como o seu preferido.
Os cursos da grade regular são realizados na sede da EGPA, em Belém, que fica na avenida Almirante Barroso, 4312, bairro Souza. Já os cursos de informática ocorrem na Tecnoinf, localizada na rua Gerônimo Pimentel, 299, esquina com Almirante Wandenkolk. Mais informações podem sem obtidas pelos telefones 3214-6842 e 3214-6811 ou pelo e-mail egpa.qualificacao@gmail.com
(Daniele Brabo/Ascom EGPA)