Entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março, a Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) participa, em São Paulo, da 5ª Edição de Fomento em capacitação em governança, sustentabilidade e educação em Projetos Agenda 2030 - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para o desenvolvimento dos territórios, promovida pelo Centro Universitário de São Paulo em parceria com a Rede de Escolas de Governo do Brasil.
O evento busca fomentar a institucionalização da Agenda 2030 no poder público e nas suas entidades representativas, para que as políticas públicas e legislações brasileiras assegurem as condições necessárias para a efetiva implementação e acompanhamento do progresso da Agenda.
“A EGPA compõe a rede ODS Brasil, e participa no Grupo de Trabalho Poder Público, composto por instituições do poder executivo, legislativo, judiciário, órgãos de controle externo e suas entidades representativas”, explica o coordenador do Laboratório de Inovação (LabInov) da Escola, Reinan Abreu.
Durante o encontro a Escola de Governança realiza um mini curso de 20 horas com o tema ‘Governança Pública e Programas ODS para Escolas Públicas’ e uma palestra com o tema ‘Escolas de governança, o fator rede de parcerias é o cumprimento da Agenda 2030’. As duas formações serão ministradas por Reinan Abreu, coordenador do Laboratório de Inovação da instituição.
“O governo do Pará é reconhecido em nível nacional como fomentador de ideias de vanguarda nas ações relacionadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e, vem atuando fortemente neste sentido com as demais Escolas de Governo do país. A EGPA contribui para o aprimoramento do servidor público e consequentemente das políticas públicas que são afetadas positivamente pelos indicadores dos ODS”, destaca o diretor-geral da EGPA, Helvio Arruda.
Formações sobre os ODS - Até o dia 1º de março, a EGPA realiza em sua sede mais uma turma para servidores estaduais voltada para a temática dos ODS. Além disso, em novembro, a Escola de Governança foi selecionada entre as Escolas de Governo do Brasil como ponto focal de informações sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O plano de capacitação será efetuado a partir deste ano e conta com uma trilha de aprendizagem de oito cursos, três seminários de apresentação de boas práticas e quatro oficinas de elaboração de conteúdos vinculados aos ODS.