Em 2012, a servidora Íris Negrão, da Secretaria de Estado de Administração (Sead), decidiu fazer o curso de Gestão Logística e Patrimonial na Escola de Governança Pública, que há 13 anos oferece cursos de capacitação para servidores estaduais. Íris estudou módulos de licitação de contratos diretamente na área em que atua e, menos de um ano depois, foi recompensada. “Eu pude aperfeiçoar muito meus conhecimentos, e graças a essa qualificação me tornei a gerente da área no ano seguinte. Muitos dos meus colegas que fizeram o curso comigo também foram promovidos”, contou a servidora, que hoje é gerente de Registro de Preços na Sead.
Continuando esse trabalho de qualificação, a Escola de Governança Pública (EGPA) abriu o período letivo de 2016 oferecendo cinco cursos. O servidor poderá se inscrever de 14 a 18 de março. De 28 de março a 2 de abril serão ofertadas mais seis qualificações. Após formar as turmas desses 11 cursos, a Escola de Governança voltará a oferecer aos servidores oito cursos por semana.
Desde outubro do ano passado funcionando em nova sede (na Avenida Nazaré, entre Travessa Quintino Bocaiúva e Rua Joaquim Nabuco), a EGPA dispõe de uma estrutura segura e confortável para qualificar o funcionalismo público estadual. Foram construídas sete salas de aula e um auditório climatizado, que ocupam dois andares do prédio.
Áreas de interesse - A Escola promove cursos livres de pequena duração (carga horária de 20 horas), além de cursos de extensão em várias áreas de interesse do servidor público, como saúde, educação, assistência e gestão, cursos de educação a distância, cursos técnicos de secretariado escolar e pós-graduação na área de gestão pública. Entre os projetos para este ano estão a criação do mestrado em Gestão Pública e a implantação de cursos noturnos.
A lista completa de cursos pode ser consultada no site da EGPA ( www.egpa.pa.gov.br), que dispõe ainda de informações específicas, como data, turno e horário das aulas. A qualificação é oferecida gratuitamente a todos os servidores estaduais, mas a EGPA também pode atender a servidores municipais e federais, por meio de acordos técnicos.
Municipalização - A qualificação também alcança o interior do Pará com o programa de municipalização, que atende localidades com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Em 2015, seis municípios receberam equipes de professores e técnicos da EGPA, que ministraram cursos para os servidores. A meta para este ano é atender 25 municípios, entre eles Cumaru do Norte, Anapu e Jacareacanga.
“O processo de municipalização é estratégico porque a Secretaria Extraordinária de Estado de Integração de Políticas Sociais (Seeips) fez um mapeamento dos municípios de menor desenvolvimento humano, e isso serviu de base para a Escola de Governança Pública atender esses municípios, intervindo diretamente na qualificação e ajudando a melhorar o seu IDH”, ressaltou Telma Lobo, coordenadora de cursos da EGPA.
Syanne Neno
Secretaria de Estado de Comunicação