A Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) e o Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev) assinaram na tarde da última segunda-feira (28) um acordo para a realização do curso “Novos rumos da previdência social no Estado do Pará”, com o objetivo de capacitar 120 servidores da instituição no tema.
“O tema da capacitação ofertada é atual e relevante e, com certeza, tornará o servidor público mais preparado para lidar com os processos e fazer uma entrega mais eficiente para a máquina pública”, destacou a diretora interina da EGPA, Elisangela Jorge, durante a assinatura do documento.
Em 2019 e 2020, a legislação do Regime Próprio de Previdência do Estado passou por diversas mudanças, que refletem diretamente na análise e concessão de benefícios previdenciários para todos os servidores do Estado do Pará. Além disso, o IGEPREV, sofreu significativa alteração em seu quadro funcional, fruto da admissão de servidores efetivos aprovados no Concurso C-184 e de servidores temporários aprovados no Processo Seletivo Simplificado - PSS nº 001/2020 e 001/2021, necessitando qualificar esses servidores para a manutenção das atividades do Instituto, adequadas à legislação vigente.
O curso será realizado presencialmente, com três turmas, e iniciará a partir do dia 25 de abril. A capacitação será divida em sete módulos: Proteção Social: saúde, seguridade social e previdência social; Regime próprio de previdência social do Estado; Contribuição previdenciária; Aposentadoria; Abono de permanência; Pensão por morte ou ausência; Auxílio funeral.
Para Ana Rita Dopazo, Procuradora-chefe do instituto, o curso é esperado pelos servidores e trará benefícios para o desenvolvimento do trabalho no Estado. “Buscamos cada vez mais eficiência na gestão dos nossos processos administrativos e nosso segurado é sempre o nosso foco principal”.