Órgão estadual promoveu ‘cursos livres’, presenciais e no formato virtual, também investiu em qualificações técnicas e de pós-graduação

Por Giovanna Abreu (SECOM)

A Escola de Governança Pública do Estado (EGPA) qualificou, de janeiro até o mês de novembro deste ano, mais de 7 mil servidores. Além dos ‘cursos livres’, distribuídos em 165 turmas presenciais, EAD e, no formato híbrido, a instituição promove cursos de qualificação e aperfeiçoamento, cursos técnicos e de pós-graduação, que contemplam tanto servidores públicos estaduais, como também municipais, por meio de acordos de cooperação técnica. 

Entre os destaques do ano está a realização do Curso de Aperfeiçoamento: Programa Formativo em Gestão Fazendária, de julho a outubro de 2022, que tornou a EGPA referência nessa qualificação, pelo curso ser o único do Brasil. Direcionado aos auditores fiscais e fiscais da Receita Estadual aprovados no último concurso público da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), o curso qualificou 32 fiscais e 58 auditores. Um total de 90 servidores recém-concursados da Sefa. 

Pós-graduação – Em 2022, a EGPA qualificou também 78 servidores em suas turmas de pós-graduação. “Ainda, neste ano, implantamos 3 turmas aos servidores do Estado do Pará, grau lato sensu, de Gestão Pública com ênfases específicas em Políticas Públicas e Governança, Gestão de Conhecimento nas Organizações Públicas e Segurança Pública e Perícia Criminal com carga horária de 398 horas-aula, totalizando 130 alunos. A turma da segurança é a única especializada nessa área existente na Região Norte”, explica a diretora do Instituto de Formação Profissional e Superior (ISEG) da EGPA, Gisele Miranda. 

A EGPA expandiu suas ações na qualificação de alto grau para o serviço público estadual, de acordo com a agenda de investimentos na Educação e Valorização do Servidor do Governo do Estado. “Iniciamos, por meio de assinatura de contrato de prestação de serviços educacionais, o mestrado e doutorado em Administração, inédito no Norte do país; além do mestrado profissional em Gestão de Conhecimentos para o Desenvolvimento Socioambiental será destinado aos servidores efetivos da FAPESPA e EGPA”, informa Gisele Miranda. O edital de pré-seleção dos respectivos órgãos será divulgado em breve.

Ano Novo – A Diretoria de Desenvolvimento de Programas Estratégicos em Governança Pública (DDPEG), responsável pela promoção da capacitação continuada, já anunciou algumas das atividades para o próximo ano. “Para 2023, a EGPA pretende realizar 96 turmas regulares no formato presencial, em Belém, bem como atender a maior quantidade possível de municípios, com cursos presenciais e à distância, nas 12 regiões de integração regional”, explica Hélvio Arruda, diretor do DDPEG. 

Veja Também

ProdepaPRODEPA | DrupalDRUPAL CMS | AAAA APROVADO | Guia interfaceGUIA DE INTERFACE