Iniciado em 2023, o projeto ‘Aulas Abertas’, realizado pelo Laboratório de Inovação e pelo Ensino a Distância da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), está recebendo inscrições para as atividades de janeiro no Ambiente Virtual de Aprendizagem da instituição. Os interessados devem acessar este site. Com o objetivo de propor debates sobre temas atuais e relevantes para a gestão pública paraense, as formações têm como público-alvo servidores estaduais e municipais.
“No último ano tivemos um ótimo retorno dos servidores públicos quanto ao projeto, em nove aulas abertas contamos com a participação de mais de 1.500 funcionários do Estado. Com temas atuais e professores especialistas, vemos o projeto Aulas Abertas como mais uma forma de atualizar os profissionais que atuam no Governo do Pará com as melhores informações”, destaca o diretor-geral da Escola, Helvio Arruda.
Neste mês serão ministradas duas aulas. No dia 26, a partir de 15h, o projeto aborda o tema ‘Agenda 2030 e ODS-ONU: Sustentabilidade e Inovação’, buscando destacar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, apresentando elementos básicos e sua importância para o serviço público, além de apresentar aos participantes a Rede ODS Brasil. A formação será ministrada pela Mestra em Ensino das Ciências Ambientais, pela Universidade de Brasília (UnB), Patrícia Menezes.
Já no dia 30 de janeiro, a aula aberta traz ‘Janeiro Branco: o mês para cuidarmos da saúde mental - Por que, mais do que nunca, devemos nos atentar no bem-estar emocional?’ como tema, com o objetivo de promover conscientização sobre os cuidados com a saúde mental dos servidores públicos, trazendo conceitos e elementos chave sobre a campanha. Para esta aula, os palestrantes serão o Msc. Pedro Júnior, mestre em Ciências da Saúde, e a Dra. Nazareth Malcher, mestre e doutora em Psicologia Clínica e Cultura.
“Nosso objetivo para este ano é trabalhar com eixos temáticos: GovTech, TransfereGov, Educação Digital, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Qualidade de Vida no Trabalho e Humanização no Serviço Público”, explica o coordenador do projeto, Reinan Abreu. Para os próximos meses, serão realizadas quatro aulas mensais dentro dos eixos propostos pela atividade.