Representada pelo Diretor Geral, Ruy Martini, e o Diretor de Desenvolvimento e Valorização de Pessoas, Raymundo Albuquerque, a Escola de Governo do Estado do Pará (EGPA) participou do IX Encontro Nacional de Escolas de Governo, realizado em Brasília, nas dependências da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).
O encontro reuniu mais de 104 instituições que integram a Rede Nacional de Escolas de Governo nos dias 24 e 25 de maio, para incentivar trabalhos em parceria, assim como o compartilhamento de experiências e conhecimentos entre entidades de formação do servidor público, buscando melhorar a execução desse trabalho.
A programação da 9º edição do evento incluiu debates e discussões sobre melhores estratégias para o fortalecimento da rede de Escolas de Governo, contando com a participação de especialistas estrangeiros. O encontro propôs um diálogo com dirigentes, sobre o papel da capacitação de servidores, na busca pelo aprimoramento dos serviços prestados à população brasileira.
De acordo com Paulo Carvalho, presidente de ENAP, o engajamento contínuo das instituições o fortalecimento da rede são essenciais. “o desenvolvimento dos servidores públicos, por meio das ações das escolas de governo, é condição fundamental para construção de um Estado efetivamente a serviço do cidadão”, ressaltou.
Em meio às atividades foi apresentado um panorama das Escolas de Governo, das experiências e desafios encontrados por estas entidades, além dos objetivos e possibilidades de atuação para elas, tendo o intuito de oferecer uma atualização e discussão dos próximos passos do “Sistema Mapa”, o qual faz um mapeamento da capacitação dos servidores em todos os estados brasileiros.
No segundo dia de evento houve ainda a “Feira de Trocas”, espaço destinado à exposição e intercâmbio de informações, com o propósito de estimular possibilidades de cooperações mútuas entre as Escolas de Governo de todo país, a partir de seus próprios interesses, de divulgar suas experiências ou propor alguma discussão específica.
Para o Diretor Geral da EGPA, Ruy Martini, o encontro permitiu conhecer o que tem sido feito no país para a qualificação do servidor público. “Pude perceber que os anseios e as dúvidas entre as instituições são muito parecidas”. Para o gestor, foi ainda mais produtivo por conta das possíveis parcerias. “Extraímos aspectos concretos deste encontro, inclusive um contato com a Escola de Governo de Manaus, que nos convidou para conhecer o trabalho feito lá. Pretendemos fazer essa visita em agosto, para dialogar sobre a criação da Rede de Escolas de Governo da Região Norte. Articulamos também com instituições do Acre, Tocantins, Amapá e a ideia foi muito bem recebida”, contou.
Também entrou em pauta a regulamentação dos cursos de pós-graduação, um anseio que a EGPA vem trabalhando há algum tempo. “Foi discutida a questão do credenciamento das escolas de governo para ofertar e legitimar este tipo de curso e a necessidade da regulamentação efetiva por parte do Ministério da Educação”, explicou Ruy Martini.
Participaram instituições dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, dentre federais, estaduais e municipais, além de diversas escolas dos ministérios públicos. O reconhecimento da importância do trabalho em rede foi tema recorrente na apresentação dos grupos. Ao final do evento foram definidos parâmetros para estruturação e funcionamento da Rede de Nacional de Escolas de Governo, como a criação do Comitê Gestor e dos grupos de trabalho temáticos.
Raymundo Albuquerque, Diretor de Desenvolvimento e Valorização de Pessoas da EGPA, destacou a relevância do evento: “o encontro foi interessante para a interação e reflexão sobre projetos comuns entre as Escolas de Governo. Inserida nesse contexto, a EGPA certamente poderá usufruir dessa salutar troca de experiências”, considerou.
Ascom/EGPA
Foto: Site Enap