"A Escola de Governança Pública realizou, nos dias 14 a 16/09 a primeira grande certificação presencial da grade de cursos na modalidade a distância (EaD). Foram certificados 562 servidores estaduais e municipais que participaram de cursos nos municípios pólos de Conceição do Araguaia, Redenção e Xinguara.
Possibilitar o acesso a qualificação profissional otimizando recursos, sem a necessidade presencial em sala de aula, além da combinação de estudo e trabalho - garantindo a permanência do aluno em seu próprio ambiente. Estas são algumas das vantagens da qualificação a distância. Acompanhando a tendência do crescimento desta modalidade de ensino, a autarquia realizou, no período de 25 de abril a 10 de junho os cursos “Planejamento e Gestão de Indicadores no Serviço Público”, “Conselhos Escolares e a Gestão dos Recursos Públicos: qualidade na ação pedagógica da escola” e “Capacitação em Gestão Ambiental”.
O diretor geral da EGPA, Ruy Martini Santos Filho, destacou durante a primeira cerimônia de certificação, que aconteceu no dia 14 no município de Conceição do Araguaia, que os resultados alcançados superaram as expectativas. “Os resultados alcançados até o momento são animadores: já atingimos mais de 80 municípios em todo o estado, com cerca de 3 mil servidores certificados e consolidamos uma base de educação para o servidor público estadual e municipal que permite que ele participe de um programa de formação que tende a crescer continuamente.” Ele acrescentou que as estimativas para este ano e 2017 direcionam para o crescimento das ações EaD. “As tendências apontam que até 2021 o espaço educacional em EaD dobre e a Escola de Governança está atenta a esta tendência”, concluiu.
A participação expressiva dos municípios no sul do estado ratificou os objetivos estabelecidos pela coordenação dos cursos, conforme destacou Reynan Abreu, coordenador dos cursos EaD na autarquia. “Encaramos o desafio de possibilitar aos profissionais a apropriação das tecnologias virtuais, para que possam utilizá-las como ferramentas em seus locais de trabalho”.
Para a servidora municipal do Centro de Referência Maria do Pará, no município de Xinguara, Nancy Brandeburg, a qualificação EaD atendeu uma necessidade antiga dos servidores do município. “A Escola de Governança nos deixou mais próximos e mais confiantes para buscar o nosso aperfeiçoamento profissional. Estávamos nos sentindo isolados e nos sentindo isolados do restante do Estado”, disse.
O evento marcou o fechamento dos primeiros 12 meses da base EaD da EGPA."
NCS/EGPA