O curso de Gestão de Pessoas por Competência, oferecido pela Escola de Governo do Estado do Pará (EGPA), começou na última segunda-feira (26), no auditório da Empresa de Processamento de Dados (Prodepa). A aula inaugural contou com a presença do diretor geral da Escola, Ruy Martini, que enfatizou o desafio de desenvolver o novo modelo de gestão adotado pelo Estado. "O desafio que estamos tentando vencer é desenvolver um projeto piloto, capaz de convencer os outros órgãos a adotar esse modelo. A parceria com a Prodepa vai permitir vivenciar esse momento, vencer etapa e ter condições de avançar nesse processo", afirmou. O curso está sendo transmitido ao vivo, via webtv, pelo site www.protv.pa.gov.br, das 13 às 17 horas, até a sexta-feira (30).

Para Ruy Martini, o curso é um marco para a EGPA, que divide sua atuação em antes e depois da Gestão por Competência, além de representar a evolução profissional do funcionalismo estadual. O Sistema de Gestão de Pessoas por Competências visa fornecer uma metodologia clara e coerente para a gestão dos colaboradores, alinhada a objetivos, metas e processos, que possa apresentar resultados práticos e eficientes.

O diretor administrativo e financeiro da Prodepa, Ernesto Lisboa, recepcionou os alunos, os quais foram apresentados à metodologia e ao conteúdo programático do curso pela professora Denise Tavares, especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal do Pará/Fundação Getúlio Vargas.

Theo Pires, presidente da Prodepa, que propôs à Escola de Governo a realização do curso, garantiu que a gestão por competência é a forma correta de avaliar os profissionais, e encontrar a pessoa certa para o lugar certo. "O governador Simão Jatene diz que o governo é baseado na meritocracia. Precisamos evoluir corporativamente e pessoalmente. A proposta é que a Prodepa mapeie quais são os requisitos de qualificação para os seus cargos, e permita que o funcionário receba a qualificação necessária, alavancando o funcionamento do Estado", afirmou.

Durante uma semana, os alunos trabalharão conceitos, aplicações, estratégias, novas posturas, implementação de um novo modelo, planejamento estratégico, mapeamento de competências, habilidades e novas atitudes. Ao final do curso, após a discussão do conceito e da aplicação da gestão por competência, no âmbito geral e particular das vivências funcionais, os participantes vão refletir sobre as dimensões da gestão por competência no âmbito institucional e a formação de visão por competência. (Agência Pará)

 

Veja Também

ProdepaPRODEPA | DrupalDRUPAL CMS | AAAA APROVADO | Guia interfaceGUIA DE INTERFACE