Setenta e cinco servidores públicos que atuam na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) vão participar dos cursos de especialização lato sensu em Gestão Pública ofertados pela Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), com ênfases em "Políticas Públicas e Governança" e "Política Ambiental e Mudanças Climáticas". O acordo para a realização das turmas específicas para a Secretaria foi assinado na manhã desta segunda-feira (1), na sede da Secretaria de Meio Ambiente.
"O curso é mais um passo para a valorização dos servidores da SEMAS, as formações são específicas para as áreas de gestão de projetos e gestão ambiental e vão servir para que eles sejam mais capacitados para monitorar e implementar projetos, que é o nosso grande foco nestes próximos anos, a implantação de projetos de restauração e bioeconomia", afirma o secretário Mauro O'de Almeida.
A qualificação aborda temas como a "Teoria Geral da Administração Pública", mas também disciplinas específicas às necessidades do trabalho da SEMAS, como "Noções de Direito Ambiental" e "Mudança do Clima e Estratégia em Nível Nacional e Estadual de Mitigação".
Como diferencial, as formações oferecem uma carga horária superior ao limite mínimo estabelecido pelo Ministério da Educação para cursos de pós-graduação. "Vemos este como um fator considerável em termos de busca pela qualidade, uma carga horária maior vai além do limite mínimo de qualidade, elevando o nível do curso. Isso é incomum de ser encontrado em cursos de pós-graduação do mercado, mas possível para os cursos da EGPA ofertados aos servidores", destaca o diretor geral da Escola, Helvio Arruda.
Até o fim de abril os servidores selecionados para a qualificação estarão matriculados e as aulas terão início, na sede da EGPA.