A Escola de Governo do Estado do Pará (EGPA), que funciona como um espaço de capacitação, qualificação e desenvolvimento de recursos humanos da administração pública, e a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) fecharam, nesta quinta-feira (31), uma parceria para a realização da "Semana da Comunicação", que vai oferecer palestras e oficinas para todos os assessores de comunicação do Governo do Pará.
A intenção da parceria fechada entre o secretário Ney Messias Junior e o diretor geral da EGPA, Ruy Martini, é dar uma formação continuada para a estrutura de comunicação do Governo do Estado. Durante o evento, que vai acontecer em maio, seis palestras e quatro oficinas vão ser ministradas. Os palestrantes estão sendo definidos pelas duas instituições. Este será o passo inicial para um trabalho permanente na área, já que após esta semana, a cada dois meses, os assessores de comunicação e imprensa de todos os órgãos do governo vão passar por cursos de qualificação.
O diretor da EGPA, Ruy Martini, diz que, com esta parceria, toda a estrutura de comunicação do governo estará em permanente processo de atualização profissional. “A escola de governo acredita que a eficiência da ação como Estado está interligada à capacitação técnica das pessoas. Elas estão gerenciando uma área muito importante para o governo. Permitir capacitação é o principal objetivo desta parceria. A comunicação é fundamental, se ela não funcionar as coisas não fluem. É a grande mola de divulgação das ações para a sociedade, que é a essência do poder público”, explicou o diretor.
O titular da Secom, Ney Messias Júnior, diz que a parceria tem dois pontos importantes para a comunicação do governo. “Um é deixar toda a comunicação coesa. O momento é de reunir toda a equipe e oferecer capacitação. A comunicação mudou, hoje é a mais diversificada possível. O jornalista que trabalha com o governo começa a utilizar uma plataforma digital, ele tem que produzir conteúdos de textos, áudios, fotos, vídeos, para todas as plataformas, como sites, blogs e redes sociais, além das tradicionais, como jornais e rádios. Vamos fazer este grande evento e isso não vai parar mais”, disse o secretário.