Foi realizado ontem (quinta-feira, dia 02/10), pela manhã, no Auditório “Alacid Nunes” do Tribunal de Contas dos Municípios – TCM, o Lançamento do Programa de Capacitação dos Agentes Públicos de Controle Interno – APC do Poder Executivo Estadual. O programa, em caráter de formação permanente, é uma ação conjunta da Auditoria Geral do Estado –AGE com a Escola de Governo do Estado do Pará – EGPA, com o objetivo de contribuir para a capacitação e qualificação dos profissionais que atuam no Controle Interno das Unidades Gestoras do Poder Executivo da Administração Pública.
As ações e projetos desenvolvidos pela EGPA foram abordados pelo Diretor-Geral Ruy Martini Santos Filho, que fez o pronunciamento de abertura do evento e falou sobre a importância da parceria com a AGE e a implementação do Programa de Capacitação. “Quando falamos que este é um programa permanente, se deve ao fato de que ele não se esgota em uma turma. Hoje é o início de um trabalho que tem, na sua essência a permanência na grade de atuação da Escola de Governo. Estamos falando, hoje, da versão 2014 do programa, que terá suas versões posteriores. Isto traz a garantia de uma formação permanente dos agentes e também a possibilidade de maturar o processo”, explicou. O aperfeiçoamento e os ajustes necessários também foram pontuados por Ruy Martini. “Será possível inserir temas que se fizerem necessários, mudanças na legislação, por exemplo. A proposta é ter uma formação permanente e ajustável às necessidades de formação dos agentes de controle”, acrescentou.
O APC integra o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual, vinculado a AGE. De acordo com o Auditor Geral do Estado do Pará, Roberto Paulo Amoras, em torno de 250 agentes deverão participar do programa. “Os Agentes de Controle Interno são a extensão da AGE junto aos órgãos e são responsáveis pela melhoria da gestão. A capacitação continuada só tem a fortalecer este papel e, considerando que APC é um grande auxiliar da gestão pública com a necessidade permanente de melhorias, este programa de capacitação com a experiência da Escola de Governo, que está colocando todo o conhecimento em favor dele, certamente trará resultados com êxito.”, disse.
O programa foi idealizado a partir de junho deste ano, com o oferecimento dos cursos SISPATWEB e SIMAS, integrantes do Módulo Gestão Patrimonial, com 200 vagas oferecidas e preenchidas, em 08 turmas com 08 horas/aula para cada turma, nas instalações da Escola de Governo.
O público alvo serão os APC’s do Sistema de Controle Interno do Executivo Estadual.
A continuação do programa se dará com o desenvolvimento de 14 módulos, com carga horária total prevista de aproximadamente 140 horas, com turmas de 25 a 50 vagas, possivelmente também no espaço físico da EGPA.
O evento finalizou com a palestra motivacional “Coaching”, ministrada pelo Master Coach Kotaro Tsuji, que falou sobre a importância da busca pela maximização de resultados e do alcance de metas com base na otimização dos recursos técnicos e emocionais que todo o ser humano possui.
Fotos: AGE
Texto: Ascom/EGPA