A Escola de Governo do Estado do Pará (EGPA) assinou acordo de cooperação técnica com a Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental de Belém – Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira, para oportunizar a capacitação profissional dos docentes e servidores administrativos do órgão municipal. A parceria foi selada na manhã desta quinta-feira (24), durante as comemorações pelo aniversário de 18 anos da Funbosque, na sede da instituição, em Outeiro.
Fotos: Tássia Barros/ Agência Belém|Comus
O diretor geral da EGPA, Ruy Martini, e o presidente da Funbosque, Fernando Queiroz, assinaram o documento oficializando o acordo interinstitucional, que busca atualizar e ampliar os conhecimentos dos agentes da Fundação, atuante na área de educação ambiental, pesquisa e extensão no município de Belém. “É uma enorme satisfação selar uma parceria com a Escola de Governo, que anualmente qualifica cerca de 45 mil servidores públicos. Na assinatura desse acordo, vamos trazer a oportunidade de aprimoramento ao nosso corpo docente e administrativo”, destacou o presidente da Funbosque.
Esta é mais uma iniciativa da Escola de Governo do Pará em consonância com o Decreto Estadual nº 583, de 31 de outubro de 2012, que estabelece o apoio ao fortalecimento da gestão municipal. Para o titular da EGPA, a ação dá continuidade a proposta de aproximar a estrutura de formação à outros órgãos. “O objetivo é contribuir com a gestão da Escola Bosque e estabelecer aqui um programa de formação continuada, para assim colaborar com o avanço do trabalho desenvolvido, o qual contém atividades extremamente importantes. São mais de duas mil crianças atendidas pela Fundação e elas merecem profissionais bem preparados para atendê-las”, disse Ruy Martini.
Apesar de ser uma autarquia criada para atender às necessidades de qualificação no serviço público estadual, a EGPA, nos últimos anos, tem ampliado sua abrangência de atuação por meio de acordos de cooperação para disponibilizar cursos a servidores municipais, tanto da capital, quando do interior, como ocorre no Programa de Municipalização que visita cidades de todo o Pará, promovendo cursos para funcionários do Estado e do Município. “A Escola de Governo é a instituição que tem propriedade para formar servidores, o que representa um suporte essencial não apenas para o Governo do Estado, mas também para as prefeituras”, considerou a Secretária de Educação de Belém, Rose Salame.
Eduardo Landé, Secretário de Governo do Município de Ananindeua, falou sobre a parceria bem sucedida com a EGPA. “Através do Instituto Escola de Governo de Ananindeua (Iega), já temos uma parceria desde o ano passado com a EGPA, com a qual nós conseguimos atender uma gama de servidores, de diferentes áreas, pois o diálogo entre as duas instituições facilita o acesso à capacitação para o serviço público em geral”, disse.
Na mesma ocasião, os parabéns a Funbosque foram cantados no auditório, ao som da Banda da Guarda Municipal. Em seguida, as autoridades presentes plantaram mudas de árvores. A programação alusiva ao 18º aniversário da Fundação segue até o sábado (26), com outras diversas atividades, como ações educativas e apresentações culturais dos alunos. Além da sede na ilha de Caratateua (Outeiro), a Funbosque possui unidades pedagógicas nas ilhas de Cotijuba, Paquetá, Jutuba e Ilha Longa.
Texto: Daniele Brabo/Ascom EGPA
Fotos: Tássia Barros/ Agência Belém|Comus