Cerca de 50 servidores do governo do Estado participaram da segunda turma do curso de Cerimonial, Protocolo e Etiqueta, ministrado pelo professor e especialista Augusto César Lima. O treinamento, ofertado pela Escola de Governo do Pará (EGPA), em parceria com a Diretoria de Cerimonial do Governo do Estado, foi realizado no Palácio dos Despachos no período de 18 de fevereiro a 5 de março, com duração de 40 horas. O objetivo foi capacitar profissionais de todas as secretarias para a organização e execução de eventos oficiais.

De acordo com o instrutor Augusto César Lima, especialista em Cerimonial e professor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), a segunda edição do curso – a primeira foi realizada no ano passado – foi direcionada para servidores que trabalham direta ou indiretamente com cerimonial e organização de eventos. Segundo ele, o conteúdo programático da capacitação continha temas como noções e tipos de eventos, aspectos legais dos cerimoniais oficiais, símbolos nacionais, procedência, Decreto 70.274 (que rege as normas do cerimonial público e a ordem geral de precedência) e o Decreto 5.700, que dispõe sobre a forma e a apresentação dos Símbolos Nacionais.

“Uma das gafes que mais se comete em eventos oficiais é colocar a bandeira nacional de cabeça para baixo. Aqui, os alunos aprenderam a posição correta dos símbolos, além de como se deve ouvir o hino nacional e o respeito pela ordem de precedência na hierarquia do Estado, entre outras coisas”, explicou o especialista.

A diretora do Cerimonial do Governo do Pará, Lúcia Penedo, ressaltou que o Cerimonial do Governo continuará dando todo o apoio às secretarias do Estado, mas os órgãos precisam ter profissionais capacitados ao trabalho com grandes eventos. “Realizamos a primeira edição desse curso no ano passado para um grupo de servidores. Agora, um outro grupo está sendo capacitado e, em junho deste ano, devemos unir essas duas turmas em uma reciclagem”, informou.

Para a servidora da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) Eloísa do Carmo, o curso foi fundamental importância para o trabalho no órgão. “Eu trabalho com a parte de educação sanitária e é muito comum a nossa participação em eventos como feiras e lançamentos de campanhas de vacinação, então esses conhecimentos são extremamente necessários. Além disso, viajamos muito para o interior, onde lidamos com diferentes autoridades”, contou.

  

Já a servidora Ana Lemos, do Instituto de Previdência do Estado do Pará (Igeprev), destacou a relevância dos conhecimentos adquiridos no curso até para a vida pessoal. “Eu trabalho no gabinete do presidente do Instituto, então, em geral, sou a primeira a receber as pessoas que precisam falar com ele, daí a necessidade de aprender sobre recepção, por exemplo. Na vida privada, a gente também está sempre organizando festas em casa e é bom ter essa base mais teórica”.

Os alunos do curso receberam os certificados de conclusão do treinamento e, depois, participaram de um coquetel, organizado por eles mesmos.

As informações são da Agência Pará de Notícia
Fotos: Carlos Sodré /Ag. Pa

 

Veja Também

ProdepaPRODEPA | DrupalDRUPAL CMS | AAAA APROVADO | Guia interfaceGUIA DE INTERFACE