Cerca de 50 profissionais do governo do Estado que trabalham direta ou indiretamente com cerimonial e organização de eventos participam do curso de Cerimonial, Protocolo e Etiqueta, até 31 deste mês, no auditório do Palácio dos Despachos. A capacitação de 40 horas está sendo ofertada pela Escola de Governo do Pará (EGPA), em parceria com a Diretoria de Cerimonial, a fim de capacitar profissionais de todas as secretarias do governo do Estado para a organização e execução de eventos oficiais.

A diretora do Cerimonial do Governo do Pará, Lúcia Penedo, explica que as secretarias precisam ter profissionais capacitados ao trabalho com cerimonial, protocolo e procedência para dar suporte aos eventos onde o governador, vice e secretários estejam presentes. “É preciso que os órgãos tenham pessoal capacitado para organizar os eventos e saibam a importância do que é o cerimonial, do que é o protocolo e do que é a etiqueta em um determinado evento” explica.

O instrutor é o cerimonialista com MBA em cerimonial, protocolo e eventos institucionais Augusto César Lima. Ele comenta que o ideal é ter em cada uma das secretarias e órgãos do governo pelo menos uma pessoa habilitada pra desenvolver o cerimonial. “Esta pessoa deve ter condições de planejar, organizar e executar um evento oficial com bom senso e paciência”, diz.

No conteúdo programático do curso estão as noções e tipos de eventos, aspectos legais dos cerimoniais oficiais, símbolos nacionais, procedência, Decreto 70.274 (que rege as normas do cerimonial público e a ordem geral de precedência) e o Decreto 5.700, que dispõe sobre a forma e a apresentação dos Símbolos Nacionais. “Vamos também trabalhar com etiqueta baseado na necessidade de eventos de cada secretaria”, frisa o instrutor.

A assessora da Diretoria de Cultura da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Camila Branco, se inscreveu no curso por causa das demandas que surgem no dia a dia de trabalho. Embora já tenha experiência com organização de eventos culturais e captação de recursos, a servidora busca capacitação para aprimorar o seu trabalho. “No universo da organização de eventos, o cerimonial é um campo importante que pode me enriquecer profissionalmente”, comentou.

Texto: Agência Pará de Notícias
Foto: Nailana Thiely/ Ag. Pará

 

Veja Também

ProdepaPRODEPA | DrupalDRUPAL CMS | AAAA APROVADO | Guia interfaceGUIA DE INTERFACE