O Comitê de Trabalho das Escolas de Governo do Estado do Pará (Cotegep) está oficializado desde segunda-feira (5), quando gestores e representantes de órgãos federais, estaduais e municipais se reuniram no auditório da Escola de Governança Pública do Estado (EGPA) para a assinatura conjunta de um Protocolo de Intenções. O Comitê começou suas atividades debatendo a elaboração da Rede Amazônica das Escolas de Governao (Rameg), lançada em agosto de 2013, por ocasião dos 10 anos de criação da autarquia paraense.
Com o objetivo de viabilizar, com maior eficácia e agilidade, a participação e o acesso do funcionalismo público a ações, programas e projetos de formação, desenvolvimento e qualificação profissional, além de intermediar o acesso à estrutura física e instrutoria a programas realizados por seus integrantes, o Comitê, até ser formalizado, atuava informalmente.
Esforço e empenho - A trajetória e ações do Comitê foram destacadas pelo diretor-geral da EGPA, Ruy Martini. “O êxito e os resultados já alcançados através desta parceria são merecimento do esforço e empenho que os entes do Cotegep sempre dedicaram ao grupo. Os objetivos afins convergem para a melhoria da qualificação profissional aos servidores públicos e ao consequente melhor atendimento e prestação de serviços à população”, afirmou.
Ruy Martini destacou ainda que não há limites para a discussão de formação do servidor público. “Todas as alternativas são pensadas com muito carinho para o desenvolvimento de programas e projetos que resultem em um aprendizado com eficiência e eficácia”, reiterou.
O assessor técnico da EGPA, Remy Cordeiro, que representou o vice-governador Zequinha Marinho, enfatizou a convergência de objetivos que une os órgãos participantes, o que beneficia a sociedade e diminui a distância para a execução de ações de qualificação. “Com este Comitê, as distâncias físicas do nosso Estado se reduzem, não apresentam mais impedimento, pois temos o benefício da união de esforços”, frisou Remy Cordeiro.
Segundo a diretora regional do Centresaf, Altair de Fátima Capela Sampaio, “diante do atual cenário econômico que nós vivemos, cria-se aqui uma rica oportunidade para que o Comitê ganhe perenidade, e a população seja beneficiada pelas ações em que estejamos envolvidos”.
“É louvável esta iniciativa, e temos muito orgulho em fazer parte deste momento”, declarou o reitor do IFPA, Cláudio Alex Jorge da Rocha, para quem o êxito do grupo se deve à junção de esforços e objetivos de todos os envolvidos.
A assinatura conjunta legitimou a entidade, oficializando as ações e projetos já desenvolvidos por seus integrantes. O Comitê de Trabalho das Escolas de Governo do Estado do Pará é formado por representantes de 14 órgãos: Escola de Governança Pública do Estado do Pará; Centro Regional de Treinamento da Escola de Administração Fazendária no Pará (Centresaf-PA); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), por meio da Coordenação de Desenvolvimento e Avaliação; Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra); Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJ-PA); Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE); Escola de Contas Públicas “Conselheiro Irawaldir Rocha, do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM); Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Pará; Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa); Escola de Capacitação e Aperfeiçoamento Itair Sá da Silva (Ecaiss), do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT); Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), por meio da Escola Fazendária (Efaz); Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), via Escola Técnica do Sistema Único de Saúde do Pará "Dr. Manuel Ayres" (Etsus); Secretaria Municipal de Administração do Município de Belém (Semad), por meio da Escola de Gestão Pública de Belém, e Ministério Público do Estado do Pará (MPE), via Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf).
Agência Pará de Notícias (Livia Alfaia)