Os Agentes de Desenvolvimento e Capacitação (ADCs) são o elo entre o servidor público e a qualificação profissional. Em reconhecimento ao trabalho e dedicação destes servidores, a Escola de Governo do Estado do Pará (EGPA) realiza o evento ADC Revelação 2012, para premiar aqueles que se destacam no desempenho desta atividade. A cerimônia de entrega dos prêmios ocorre nesta sexta-feira, 30 de novembro, às 9h, na sede da EGPA, em meio a uma programação especial.

Os servidores que exercem a função de ADC são fundamentais ao funcionamento da Escola de Governo, por intermediarem o contato com os demais integrantes do serviço público. Cada órgão possui o seu ADC titular e os suplentes, os quais geralmente são lotados no setor de Recursos Humanos (RH).

Eles atuam como representantes da EGPA nas respectivas instituições, promovendo a divulgação interna das programações de cursos e eventos voltados para o servidor público, também sendo responsáveis, dentre outras coisas, por viabilizar as inscrições nas atividades e fazer regularmente os Levantamentos de Necessidades de Qualificação, que definem as ações de capacitação e valorização em prol dos servidores.

Como um estímulo a estes colaboradores, o Prêmio ADC Revelação 2012 é mais uma iniciativa de valorização do servidor por meio da meritocracia, assim como prevê o Programa de Gestão de Qualidade da Agenda Mínima.

Além da entrega dos prêmios, haverá ainda uma programação que contará com a palestra motivacional sobre o tema “O trabalho coletivo do ser colaborador técnico e administrativo: estratégias para o desenvolvimento de trabalho coletivo, considerando as questões de relacionamento, ética e motivação”, ministrada pelo servidor público e educador Augusto Menezes. A palestra é uma realização da Secretaria Especial de Estado de Gestão (Seges), por meio da EGPA, com o intuito propor um diálogo acerca das relações interpessoais, do autoconhecimento, da motivação e da ética.

A concorrência do prêmio envolveu todos os ADCs titulares e suplentes designados por meio de Portaria pelos dirigentes dos respectivos órgãos, entidades, unidades regionais ou correspondentes. A escolha dos premiados já foi concluída e foi feita por uma Comissão de Avaliação designada pelo Diretor Geral da Escola de Governo do Estado do Pará, Ruy Martini, composta por quatro servidores efetivos da autarquia, sendo dois da Coordenadoria de Desenvolvimento de Habilidades Profissionais (CDHP), um da Coordenadoria de Valorização da Cidadania (CVC) e um da Assessoria Pedagógica (ASPED).

A pró-atividade junto a EGPA, ou seja, a capacidade de lidar com as dificuldades do dia-a-dia, foi um dos principais pontos considerados durante as avaliações. Também foram considerados outros critérios pré-estabelecidos no regulamento do concurso, como: conhecimento do trabalho de ADC, habilidade, atitude, assiduidade às reuniões com a EGPA. A Comissão de Avaliação vai atribuiu pontos a cada candidato e os quatro ADCs que obtiveram as maiores pontuações receberão, cada um, prêmio em dinheiro.

A primeira ação de reconhecimento aos ADCs surgiu no ano passado, com o Prêmio ADC Destaque 2011, mas a partir deste ano a EGPA pretende realizar anualmente o Prêmio ADC Revelação. (Ascom EGPA)

Veja Também

ProdepaPRODEPA | DrupalDRUPAL CMS | AAAA APROVADO | Guia interfaceGUIA DE INTERFACE