Representantes da Escola de Governo do Pará (EGPA), Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa), Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Universidade do Estado do Pará (Uepa) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc) assinaram no dia 20 de abril o acordo de cooperação técnico-científico, destinado à criação do Serviço Estadual para o Uso de Tecnologias no Ensino a Distância (Seuted).
No projeto, um portal vai abrigar iniciativas de educação à distância em uma mesma plataforma de trabalho. A finalidade do serviço é agregar esforços e economizar recursos, tendo uma gestão centralizada das capacitações à distância, para atender a crescente demanda, principalmente, por parte dos usuários do NavegaPará, estudantes e profissionais de educação e servidores públicos.
O portal com serviços integrados disponibiliza o aprendizado mediado por tecnologias, as quais permitem que aluno e professor estejam conectados, interligados, mesmo não estando presentes num local específico durante o período de formação. Será utilizada a plataforma moodle, por ser de fácil adaptação, sem custos, usada pela maioria das instituições de ensino, públicas e privadas, e com recursos pedagógicos essenciais para a educação à distância. Dois cursos livres do Programa NavegaPará já estão disponíveis na plataforma: “Sistema Operacional Ubuntu” e “Desvendando a Informática”.
Entre as vantagens da ferramenta estão o tráfego de dados pela rede do NavegaPará, a portabilidade, o controle de conteúdo e a divisão por categorias. “A expectativa é muito grande para que o Estado tenha uma política de educação a distância, e esta iniciativa é o primeiro passo nesse sentido”, disse Ruy Martini Santos Filho, diretor geral da EGPA.
Para Marília Brasil Xavier, reitora da Uepa, a nova ferramenta facilitará o acesso à informação, ao conhecimento, à educação, principalmente por sua característica integradora. “O NavegaPará deu um diferencial para a Uepa, que já utiliza videoconferência nos campi espalhados pelo Estado. A importância do uso das tecnologias de informação e comunicação na educação é irreversível”, frisou.
Ao apresentar o projeto, o presidente da Prodepa, Theo Pires, destacou a importância de ter ações alinhadas ao novo modelo de Gestão para Resultados, implantado recentemente pelo governador Simão Jatene, para ampliar o atendimento à sociedade e otimizar gastos . “O portal busca consolidar e veicular iniciativas numa mesma plataforma de trabalho, ampliando a capacidade de ensino do Estado e reduzindo os custos de telecomunicação. O projeto deve impulsionar a qualidade de vida da população, com a capacitação do ensino a distância, de acordo com as necessidades de cada município”, afirmou.
(As informações são da Ascom/Prodepa // Foto: Tamara Saré/Agência Pará)