As últimas finalistas da 12ª edição do Festival de Música do Servidor Público do Pará (Servifest) serão conhecidas na noite desta segunda-feira, 25, com a realização da Etapa Belém, a partir das 20h, no teatro Estação Gasômetro, localizado dentro do Parque da Residência. Nesta última eliminatória do concurso musical, doze canções concorrentes sobem ao palco e as oito melhores, na opinião de um corpo de jurados, se classificam para a Grande Final, que ocorre na terça-feira, 25.
Os participantes da Etapa Belém fizeram a passagem de som durante a tarde, revelando a mistura de ritmos que o público poderá curtir logo mais. O servidor da Superintendência do Sistema Penal (Susipe), Gilmar Chaves Alho, vai interpretar a sua composição Salve, Salve o Samba, em sua segunda participação no Servifest. “É importantíssimo para o servidor ter um festival como esse, que acontece todo ano, porque ele trabalha o outro lado, o lado intelectual e artístico”, disse.
Paulinho Moura, servidor da Fundação Curro Velho, escreveu a música “Desafronta”, que será interpretada pelo servidor da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), Hélio Rubens. “Estar no Servifest é uma alegria, uma oportunidade de rever os amigos, conhecer pessoas que trabalham em outros órgãos e atuam com música também, além de ser um grande veículo para divulgar a minha música, pois fica como um registro”, considerou Moura, que das doze edições do festival, já participou de oito.
Os ingressos das duas noites de apresentações foram disponibilizados gratuitamente para o público em geral e quem quiser prestigiar o Servifest, precisa apenas retirar os bilhetes nos dias do evento (hoje e amanhã), a partir das 10h, na bilheteria do teatro Gasômetro. O encerramento da Etapa Belém será com o show especial “2 na Bossa” dos artistas convidados Pedrinho Cavallero e Giselle Griz. “Belém é um cenário imenso de talentos e é muito importante sempre mostrar novas caras da música e abrir espaço para o público conhecer quem está nesse novo cenário, isso é fundamental”, comentou a cantora Giselle Griz.
O Servifest é um evento organizado pela Escola de Governo do Estado do Pará, que elege as melhores canções criadas por integrantes do funcionalismo público e abre espaço para novos talentos, tendo foco na valorização do lado artístico dos servidores estaduais, atualmente abrangendo também os municipais. “É interessante encontrar aqui pessoas que trabalham no meio cultural há muito tempo e que também viraram servidores públicos”, comentou o concorrente Reginaldo Viana, servidor da Fundação Carlos Gomes, que defenderá a música “Cirandeiro”.
Formato - O Festival é composto de etapas eliminatórias regionais, onde são escolhidas finalistas no interior e na capital do Estado. Das etapas anteriores já estavam classificadas outras quatro músicas. As eliminatórias regionais realizadas em Santarém e Salvaterra elegeram como finalistas as canções: “Marajó, Cultura Milenar”, composta por Ronaldo Alcântara, servidor da Secretaria de Administração de Soure; “Para o Povo Ver”, de Genésio dos Santos Filho, servidor da Sespa em Cachoeira do Ararí; “Viola Quebrada”, composta por Wander de Andrade e interpretada por Ádria Góes, ambos servidores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc - Polo Santarém); e “Carta ao Homem” composta e interpretada por Joedson dos Santos, servidor da Secretaria Municipal de Educação (Semed-Belterra).
Somando doze finalistas, as quatro músicas escolhidas nas eliminatórias de Santarém e Salvaterra, mais as oito de Belém vão compor a disputa da Grande Final do Servifest, na noite de terça, 25. Sob a opinião de um corpo de jurados formado por referências na música local, as cinco melhores canções, o melhor intérprete e o melhor arranjo recebem troféus e prêmios em dinheiro, que variam entre R$2 mil e R$15. A TV Cultura do Pará e a Rádio Cultura FM transmitem ao vivo a final do Servifest.
Serviço: O Teatro Estação Gasômetro se localiza na avenida Magalhães Barata, 830. São Brás, dentro do Parque da Residência.
Confira a ordem de apresentação dos concorrentes da Etapa Belém do 12º Servifest:
1-“Três Pupunhas”- José Maria Siqueira da Silva (TCM)
2-“Muito Mais”- Raimundo Robson Sousa Silva (Ministério Público Estadual)/ Intérprete: Ricardo Sodré (Seduc/Castanhal)
3-“Massemba, Semba e Samba” – Loris de Oliveira Neves (Defensoria Pública/Inativo)
4-“Rio Bom” – Uberaldo Vilhena de Oliveira Junior (Seduc/Moju)
5-“Desafronta” – Paulo Moura (Fundação Curro Velho)/ Intérprete: Hélio Rubens (Sefa)
6-“Salve, Salve o Samba” – Gilmar Chaves Alho (Susipe)
7-“Cirandeiro” – Reginaldo Souza Viana (Fundação Carlos Gomes)
8-“Sempre Sonhar” – Clodoaldo Hermes Ferreira (Alepa)/Intérprete: Ernestino Braga (FCV)
9-“Valsa Francesa” – Christian Lauro do Couto (Uepa)
10-“Saudade do Mano” – Azanias Barbosa Vieira (Corpo de Bombeiros)
11-“Mané” – Renato Luís Trindade (Seduc)
12-“Ruas de Ilusão”- Marcelo Sirotheau Vieira (Sesma)