Encerram hoje, sexta-feira (12/09) as inscrições para a Etapa Belém do 13º Servifest - Festival de Música do Servidor Público do Pará. A história de sucesso do evento está também, relacionada com o servidor Paulo Moura, da Fundação Curro Velho. Vencedor da 12ª edição do festival, com a música "Desafronta", na interpretação de Hélio Rubens, da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFA), ele conta aqui um pouco de sua trajetória no Servifest.
- Você tem uma história com o Servifest. Qual foi a sua primeira premiação, quando e com que música?
Sim, tenho. A primeira premiação aconteceu em 1999, quando fui premiado com o segundo lugar com a composição " Meu Anjo Azul", que eu fiz em parceria com a Leila Chavantes e a Edna Cabral, com a interpretação de Olivar Barreto. No ano seguinte, fiquei em terceiro lugar com a música "Querubim", que compus em parceria com Jorge Andrade, na voz de Andrea Pinheiro.
- Como começou o interesse pela música?
Em casa, ouvindo música com meu pai.
- Quais são as suas referências musicais?
Permaneço com o que eu ouvia: choro ,Pixinguinha, Anisio Silva, Noel Rosa, Wilsom Baptista, Caetano Veloso , Gilberto Gil, Chico Buarque de Holanda, Sebastião Tapajós, Baden Powell , Raphael Rabello, etc..
- Quais os ritmos com os quais você mais se identifica?
Gosto dos generos , choro, samba,baião, xote, bolero , valsa etc etc
- Qual o direcionamento que você adota para compor?
Geralmente coloco melodia em letras que me enviam.
- Como foi o processo de criação para a sua composição vencedora da 12ª Etapa do festival?
Tomei por base uma história inventada sobre lampeão.
- Como fica a escolha do intérprete para as suas músicas? As parcerias se repetem?
Sempre procuro focar a escolha do intérprete em amigos que se identifiquem com o meu trabalho, o que permite que eu tenha a possibilidade de estabelecer várias parcerias.
- O que você diria àqueles que estão buscando participar do Servifest?
Procurem fazer suas canções com muito carinho, e fazer arranjos que possam fazer com que ela cresça durante a apresentação.
Ascom/EGPA