Com 72 por cento de aprovação e aproveitamento, o primeiro curso na modalidade Educação a Distância (EaD), oferecido pela Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), encerrou no dia 12/07 (domingo). O curso "Gestão Pedagógica: ênfase na Elaboração do PPP - Planejamento Político Pedagógico, teve 620 inscrições e atendeu a 420 servidores públicos estaduais e municipais.
O diretor geral da EGPA Ruy Martini Santos Filho, destacou que o projeto piloto da implantação da base de Educação a Distância da autarquia atingiu todos os objetivos e metas estabelecidos. " Além dos objetivos alcançados, o projeto piloto superou nossas expectativas. Tivemos um número de servidores inscritos acima do que aguardávamos em um primeiro momento, com um percentual de participação muito bom, em torno de 70 por cento, o que fica acima da média nacional para este tipo de programa", frisou. Ele acrescentou que o estímulo no prosseguimento da ação é grande, em virtude da aceitação do projeto pelos servidores que participaram. "Tivemos 25 municípios atendidos já neste primeiro momento, o que mostra que temos uma perspectiva muito boa em ampliar o programa para estarmos presente em praticamente todos os municípios do Estado. Sem dúvida, este é um projeto que terá foco e atenção no segundo semestre, uma vez que permite que a EGPA chegue ao servidor de forma tranquila e com acesso fácil. Temos uma esperança muito grande de que, através desta ferramente, o funcionalismo público tenha mais um canal de formação para que oo servidor possa melhorar ainda mais o seu desempenho", disse.
Conforme informou o coordenador dos Cursos em EaD, Reynan Abreu, cinco profissionais trabalharam por cerca de 160 horas, para produzir o primeiro curso em EaD integralmente implantado pela autarquia. Com carga horária de 80 horas/aula, o curso inicialmente oferteu 400 vagas. "Recebemos 620 inscrições e foram selecionados 420 servidores, que apresentaram a documentação correta em tempo hábil para iniciar o curso", lembrou. Em uma primeira etapa, Reynan Abreu observou que foram atendidos inicialmente os municípios de Abaetetuba, Primavera e Paragominas - com 270 alunos. O servidores estaduais - que totalizaram 145 participantes - estiveram distribuídos em 22 municípios (Almeirim, Ananindeua, Bragança, Bujaru, Cametá, Canaã dos Carajás, Capitão Poço, Castanhal, Conceição do Araguaia, Dom Eliseu, Marapanim, Muaná, Óbidos, Oriximiná, Redenção, Salvaterra, Santa Izabel do Pará, Santarém, Santarém Novo, Soure e Tucuruí).
"Este primeiro momento inicia a grade de 10 futuros cursos que serão ofertados a todos os servidores públicos estaduais, com ênfase na gestão da educação, na gestão estratégica da governança, na elaboração de projetos e captação de recursos, entre outras ênfases, com a meta prevista para atender a cerca de 6 mil servidores", informou Reynan Abreu.
Os certificados estarão disponíveis para download no site da EGPA, na plataforma EaD, a partir das 12 horas da quarta-feira (15/07).
NCS/EGPA