A Vitrine do Exportador (VE) divulga as empresas brasileiras e seus produtos no mercado internacional. É uma importante ferramenta e possibilita, ao exportador, acesso à “Vitrine Virtual”, onde é possível customizar a página em português, inglês e espanhol. A VE foi uma das ferramentas apresentadas durante oficina realizada na Escola de Governo (EGPA), promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração do Pará (Seicom), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
A capacitação contou com 30 participantes, que ainda obtiveram na programação informações sobre os programas "Radar Comercial" e "Aliceweb".
O "Radar Comercial" possibilita consulta e análise de dados a respeito do comércio exterior, para auxiliar na seleção de mercados e produtos que apresentam maior potência no incremento das exportações brasileiras. "A ferramenta também permite identificar produtos e países que representem oportunidades comerciais no mercado externo, com elementos básicos para a prospecção de mercados e a formulação de estratégias de promoção comercial, investimento e negociação", informou a diretora de Mercados e Atração de Investimentos da Seicom, Lorena Passos.
Já o "Aliceweb" é um sistema com capacidade para modernizar o acesso e disseminação dos dados estatísticos das exportações e importações brasileiras. Gratuito e disponível na internet, garante, por meio de consulta às estatísticas das exportações e importações brasileiras, a pesquisa detalhada de dados por mercadoria, bloco econômico, país de destino ou origem, porto, via de transporte e Unidade da Federação e Municípios.
A oficina foi realizada com o apoio da EGPA, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), do Centro Internacional de Negócios (CIN-Fiepa), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA) e Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).
(Agência Pará)