Foram encerradas na última sexta-feira (25) as prestações de serviços feitas no Centur, em comemoração à Semana do Servidor Público, bem como as apresentações culturais do projeto Nazaré em Todo Canto. No sábado (26), ainda ocorreu a II Corrida e Caminhada do Servidor, no Parque Ambiental do Utinga, finalizando as homenagens ao Dia Nacional do Servidor Público, que se comemora segunda-feira (28). A ação conjunta foi organizada pelo Governo do Estado.

Dentre as atrações do evento estava a mostra da Feira de Talentos, que reuniu artesanatos produzidos por alguns servidores públicos do Estado. A Feira de Talentos é sazonalmente organizada pela Escola de Governo do Estado do Pará.

Os três dias de evento, ocorridos na Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, tiveram como objetivo a valorização do servidor público. Os serviços foram possibilitados graças à integração de diversas instituições públicas do Estado, segundo Sandra Henderson, diretora da Secretaria de Administração (Sead). "O evento atendeu as nossas expectativas. Os servidores prestigiaram, compareceram. Tivemos, além de tudo, o apoio de diversos parceiros, dos órgãos públicos, sem os quais não conseguiríamos fazer o evento. Com essa junção, essa união, a gente consegue fazer uma grande festa", disse.

Para Sandra, o evento também serviu para agregar os servidores públicos e fortalecer a identidade profissional de cada um deles. "A semana foi uma grande oportunidade, primeiro, de encontro entre os próprios servidores e, segundo, de fortalecer para que cada um crie sua identidade profissional. Ser servidor é uma identidade profissional importante, então esse momento serve para consolidá-la. Serviu também para que cada um aproveitasse os cuidados oferecidos, os serviços, a feira de talentos e as exposições dos artistas, que foi importante para valorizar o pessoal da nossa terra", concluiu.

Durante o evento, ocorreu a expedição de 270 carteiras de trabalho e 350 documentos de identidade, além de sorteio de brindes, massagens, corte de cabelo, abertura de contas e renegociações de dívidas no Banpará, vacinação contra febre amarela, gripe e tétano, teste de HIV e Hepatite B e C, entre outros serviços.

CULTURA

A Semana do Servidor também contou com apresentações culturais do projeto Nazaré em Todo Canto, que teve os shows do grupo Latim Jazz, da cantora Ana Mel, do cantor Alcyr Guimarães e as perfomances da companhia de dança Balé Folclórico da Amazônia e do grupo parafolclórico da terceira idade Açaí.

O grupo Açaí é um exemplo da divulgação dos artistas locais propiciada pela Semana do Servidor. Formado por mulheres da terceira idade, a iniciativa surgiu com o trabalho do Espaço Cultural Nossa Biblioteca, do bairro do Guamá, existente há 35 anos e que atua no incentivo à leitura e à cultura. Em 1999, foi criada a Casa Açaí para aposentados e idosos, onde surgiu a companhia de dança da terceira idade, que já completa mais de doze anos de existência.

Segundo a coordenadora do grupo Açaí, Minéia Braga da Silva, muitas mulheres chegavam à Casa em uma situação de baixa autoestima e mesmo depressão. O contato com a dança e com a arte tem mudado esse quadro. “Nosso objetivo é mostrar que até na terceira idade se pode ser ativa como elas são. Hoje, elas dançaram quatro danças seguidas. Nós fazemos um trabalho para que haja a consciência corporal, alongamentos e cuidados. É muito gratificante ver que nessa idade elas ainda têm todo esse pique”, opina.

Texto: Luiz Flávio (Ascom/FCPTN)
Foto: Eliseu Dias/Ag. Pará 

Veja Também

ProdepaPRODEPA | DrupalDRUPAL CMS | AAAA APROVADO | Guia interfaceGUIA DE INTERFACE