O vice-governador Helenilson Pontes defendeu a expansão dos serviços públicos para que toda a população tenha acesso às ações desenvolvidas pelo governo em todas as regiões do Pará. Helenilson participou da cerimônia de premiação do Servidor Nota 10, ocorrida no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, na noite desta sexta-feira (25). Para o vice-governador, os servidores do Estado são os responsáveis por levar um serviço público de qualidade para todos os paraenses.
“Quem faz o governo do Estado não é o governador, são todos vocês que estão sendo homenageados hoje e que, muitas vezes, trabalham em condições adversas, mas que diariamente reafirmam a decisão de servir ao povo paraense”, disse. O vice-governador destacou também que o Pará, mas do que qualquer outro Estado, tem o compromisso de produzir uma gestão pública de qualidade. “Isso se dá pelo fato de que nenhum outro Estado tem um território tão grande quanto o do Pará”, destacou.
Helenilson disse que esteve, durante a semana, em Marabá, no sudeste do Estado, em Portel, no arquipélago do Marajó, e em todos os dois municípios percebeu a necessidade da expansão dos serviços oferecidos pelo governo a todas as regiões do Estado. Por outro lado, explicou, nenhum outro Estado é tão lesado, em suas finanças, pelo pacto federativo brasileiro quanto o Pará. “O Estado tem o segundo pior orçamento per capita do Brasil, mas também é o segundo Estado que mais gera divisas para o Brasil e que carrega nas costas as finanças da União com as exportações dos nossos minérios”, explicou.
Essa distorção do pacto federativo brasileiro tem como consequência o fato de deixar o governo com as mãos atadas para expandir o serviço público e para dar mais condições salariais para o servidor público no Pará. Para Helenilson Pontes, esta falta de recursos para expansão dos serviços levou, em 2011, os paraenses a rediscutir a divisão territorial do Estado. “Se hoje o Pará está conseguindo superar este desafio, levando serviço publico de qualidade para todas as regiões é graças a capacidade administrativa do governador Simão Jatene” comentou.
FUNCIONALISMO
A cerimônia do 6º Prêmio Servidor Nota 10 fez parte das comemorações da Semana do Servidor Público, que premiou 62 funcionários que foram eleitos como profissionais de destaque nos órgãos em que atuam. Assiduidade, disciplina, iniciativa, produtividade e responsabilidade foram os critérios em que se destacaram os escolhidos como Servidores Nota 10 de 2013. A premiação é uma forma de reconhecimento pela excelência profissional e representa um momento de valorização do servidor público, através da meritocracia.
Os homenageados receberam uma medalha alusiva ao concurso, um certificado assinado pelo governador Simão Jatene e o valor de R$ 1 mil. Helenilson Pontes fez o sorteio entre os homenageados do Servidor Nota 10 deste ano, premiando-o com o valor R$ 20 mil, em dinheiro. O funcionário da Auditoria Geral do Estado (AGE) Marco Antônio Martins de Souza foi sorteado e faturou o prêmio máximo.
“O servidor público é o responsável por mover as ‘engrenagens’ da administração deste e de qualquer outro Estado. Ser servidor público não é somente estar a serviço da gestão. O trabalho deste profissional deve ser entendido como um contínuo acréscimo à sociedade”, ressaltou o diretor geral da Escola de Governo do Estado do Pará (EGPA), Ruy Martini.
O sorteado considera que o mais importante é saber que seu trabalho como servidor está sendo reconhecido. “É uma premiação importante porque isso demonstra a valorização e o reconhecimento do trabalho que é desenvolvido no serviço público do Estado. Isso vem a contribuir de forma motivacional, para que, como servidores, estejamos cada vez mais empenhados em desenvolver de melhor forma possível a missão do órgão que representamos”, destacou Marco Antônio.
Texto: Ascom Vice-Governadoria, com colaboração da Ascom EGPA
Fotos: Fernando Nobre/ Ag. Pará