Em todo país comemora-se nesta segunda-feira, 28, o Dia do Servidor Público e como parte das comemorações por esta data, o Governo do Estado homenageou os componentes do funcionalismo público na noite da última sexta-feira, 25, com a entrega do 6º Prêmio Servidor Nota 10. O evento, organizado pela Escola de Governo do Estado do Pará (EGPA), premiou 62servidores públicos que se destacaram no desempenho de suas funções no ano de 2013.

A solenidade ocorreu no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Ao parabenizar os vencedores do prêmio, o diretor geral da Escola de Governo, Ruy Martini, falou sobre a importância da capacitação profissional e da valorização dos servidores, que são a essência da gestão pública. “Ao falar da estrutura de um governo, não nos referimos a prédios, nomes ou siglas. Estamos tratando de pessoas. Já que são elas que formam a verdadeira organização, dando rosto ao que seria inanimado sem a presença dos servidores”, considerou o gestor, ressaltando ainda que “valorizando estes profissionais, o Governo do Estado do Pará sabe que está reconhecendo e estimulando a dedicação de cada uma destas pessoas”.

Assiduidade, disciplina, iniciativa, produtividade e responsabilidade foram os critérios em que se destacaram eleitos Servidores Nota 10 de 2013. Eles foram avaliados ao longo do ano por uma comissão em cada órgão/entidade, levando em consideração toda a vida funcional. A premiação é uma forma de reconhecimento pela excelência profissional e representa um momento de valorização do servidor público, através da meritocracia.

O Técnico em Gestão Paulo Cardoso foi escolhido Servidor Nota 10 da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Para ele, o reconhecimento do trabalho é um estímulo. “Essa premiação traz ao servidor um orgulho muito grande em fazer parte do serviço público e também é um incentivo para você, cada vez mais, querer ser melhor. É um estímulo para procurar se qualificar sempre e você sendo melhor, consequentemente o serviço público fica melhor”, comentou.

Na cerimônia, os Servidores Nota 10 foram chamados ao palco e receberam das mãos de gestores e representantes das instituições uma medalha de honra ao mérito, o certificado alusivo ao prêmio, assinado pelo governador Simão Jatene, e um cheque no valor de R$1 mil. Mesmo trabalhando em Santarém, a servidora Marcela Sousa dos Reis fez questão de vir receber pessoalmente o prêmio. “Pra mim, ações como esta valorizam o nosso empenho no dia a dia. Isso faz com que a gente continue com a dedicação, desempenhando melhor a nossa função, com bastante eficácia para buscar bons resultados”, disse a Agente Administrativa da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

O vice-governador do Pará, Helenilson Pontes, fez o sorteio que concedeu o prêmio principal da noite. O funcionário da Auditoria Geral do Estado (AGE), Marco Antônio Martins de Souza, foi sorteado e faturou R$20 mil, ficando também com o título de Servidor Nota 10 do Estado em 2013.

O servidor sorteado considera que o mais importante é saber do reconhecimento do seu trabalho como servidor. “É uma premiação importante porque isso demonstra a valorização e o reconhecimento do trabalho que é desenvolvido no serviço público do Estado. Isso vem a contribuir de forma motivacional, para que, como servidores, estejamos cada vez mais empenhados em desenvolver de melhor forma possível a missão do órgão que representamos”, destacou Marco Antônio.

O vice-governador falou aos presentes da sobre o papel dos servidores do Estado, que são os responsáveis por levar um serviço público de qualidade para todos os paraenses.Helenilson defendeu a expansão dos serviços públicos para que toda a população tenha acesso às ações desenvolvidas pelo governo em todas as regiões do Pará. “Quem faz o governo do Estado não é o governador, são todos vocês que estão sendo homenageados hoje e que, muitas vezes, trabalham em condições adversas, mas que diariamente reafirmam a decisão de servir ao povo paraense”, destacou o também Secretário Especial de Estado de Gestão.

AÇÕES PARA O SERVIDOR

Os servidores precisam sempre se adaptar às novas tecnologias, saberes e a todos os desdobramentos deles advindos. Com dez anos de existência, a Escola de Governo operacionaliza as ações de qualificação e valorização voltadas para os integrantes do funcionalismo público. Além de eventos de confraternização dos servidores, no âmbito da valorização, e dos cursos de atualização e reciclagem como capacitação profissional, a EGPA tem focado esforços para melhorar o acesso e a extensão da oferta deste aprendizado aos trabalhadores.

O novo procedimento de inscrições online em cursos da programação mensal da Escola de Governo tornou mais democrático do acesso à capacitação. Hoje o servidor pode realizar sua inscrição de qualquer lugar, sem ter a necessidade de ir até a sede do órgão. O Programa de Municipalização é outro exemplo desta democratização, pois leva os mesmos cursos realizados na capital para dezenas de municípios do interior do Estado, alcançando todas as regiões paraenses e promovendo capacitação para servidores estaduais e municipais.

Dentre os projetos que devem se concretizar em 2014 estão: a implantação dos cursos em plataforma de Educação a Distância (EAD); uma parceria com a Universidade Estadual do Pará (UEPA) para realização de turmas de Mestrado; e o projeto de reconhecimento pelo Conselho Estadual de Educação, para conceder à EGPA a chancela de instituição de ensino superior, que possibilitará a ofertar integral de cursos de graduação e pós-graduação, permitindo, assim, que seja acessível aos funcionários públicos ter uma formação completa e continuada em Gestão Pública.

Texto: Daniele Brabo - Ascom EGPA
Fotos: Fernando Nobre/ Ag. Pará

Veja Também

ProdepaPRODEPA | DrupalDRUPAL CMS | AAAA APROVADO | Guia interfaceGUIA DE INTERFACE